
Um abraço aos amigos que acompanham o Chelsea Brasil! Bom, José Mourinho afirmou que o Chelsea não iria atrás de ninguém nessa janela de transferência e que não havia ligação entre o clube inglês e o destaque da Seleção Colombiana na Copa do Mundo do Brasil – um gol e quatro assistências. Pois bem, fechou. E a negociação foi um dos destaques desse – convenhamos, fraco – mercado de transferências.
Cuadrado chega para repor a venda de André Schürrle ao Wolfsburg. Pagou aproximadamente 27 milhões de Libras pelo colombiano e vendeu o alemão por £22 milhões. Entretanto, o germânico tem apenas duas assistências em mais de 60 jogos. Para fins de comparação, Cesc Fàbregas conseguiu essa marca em um jogo, o primeiro com a camisa dos Blues. O ex-atleta da Fiorentina obtém a marca de 87% dos passes e 43 dribles completos na temporada atual do Campeonato Italiano.
O interesse de José Mourinho no jogador consiste em sua explosão dentro de campo, dinâmica de jogo e versatilidade. Principalmente o último tópico, pois Cuadrado permite uma reformulação do esquema tático: do 4-2-3-1 tradicional e que acompanha o Chelsea desde muito tempo para o 3-5-2, utilizado com pouco frequência no futebol europeu, mas retomado por Louis Van Gaal, técnico do Manchester United.
Financeiramente, o Chelsea precisava vender Schürrle para comprar o sul-americano que vinha sendo acompanhando por Mourinho por pelo menos dois anos. Quem explica é Jake Cohen, através da sua conta no Twitter. Cohen escreve sobre questões econômicas dentro do futebol para a ESPN e o Wall Street Journal. Contratado pela taxa de £26.8 milhões por um contrato de quatro anos e meio com os Blues e 85 mil Libras por semana, Cuadrado custará um pouco mais de 10 milhões de Libras por ano ao clube londrino, isso significa 2 milhões e meio a mais do que o alemão.
“Vai ser um bom trabalho estar junto de um dos melhores treinadores do mundo. (…) Um abraço para todos os torcedores e espero fazer minha parte aqui e conseguir conquistar muitas coisas juntos”
Confira os dados do colombiano:

Legenda: 17 jogos, quatro gols e quatro assistências no Campeonato Italiano. Considerado uma potência nos dribles e forte nos chutes de longa distância, passes, finalização e desarme. Tem como fraquezas a proteção com a bola, duelos aéreos e contribuição defensiva.
Oscar aproveitou para dar um recado ao colombiano. O brasileiro disse:

“Bem-vindo ao maior clube do mundo, Cuadrado. Quando você está no Chelsea, haverá pessoas que odeiam”. (mencionando o novo slogan da responsável pelo fornecimento do material esportivo)
As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil