Colunas: Carta aberta a José Mourinho

Reage, Mourinho!
Reage, Mourinho!

Caro José Mourinho,

O que está acontecendo? Escrevi aqui, no meu espaço do Chelsea Brasil, sobre o fraco começo de temporada dos Blues e defendi bastante a sua relação com os jogadores – descartando, inclusive, a tese de que os jogadores teriam rachado com você.

Entretanto, ao longo da pausa na Data FIFA e do jogo deste sábado contra o Everton, fui refletindo melhor e acho que pelo bem do Chelsea e da sua carreira, você tem que mudar. E eu vou explicar o porquê.

Esses dados acima, do OptaJoe, mostram que o seu Chelsea concedeu dezesseis gols nas últimas sete partidas da Premier League, um a mais do que na sua primeira temporada inteira no clube, a de 2004-2005. Por si só, essa informação é aterrorizadora, ainda mais para um técnico como o senhor, que prioriza a defesa no seu jogo.

Hoje, tivemos bastantes alterações no sistema defensivo, mas elas foram insuficientes e equivocadas. Tirar Cahill? Mais do que correto, visto que ele é fraco. Mas manter Ivanovic e ainda colocar Mikel em campo? Difícil entender… O primeiro é um grande ídolo, como o senhor bem sabe. Entretanto, o desempenho do sérvio vem decaindo jogo após jogo e a sua manutenção no time titular é um grande erro. Já o segundo, bem, confesso que até tinha me esquecido dele. Por que não vendê-lo e aproveitar van Ginkel e Pasalic? Você teve essa chance no mercado de transferências…

Ainda sobre esse começo de temporada, gostaria de compartilhar essa outra informação do OptaJoe com o senhor.

Tradução livre: “Nenhum time com a campanha do Chelsea (1 vitória, 1 empate e 3 derrotas) terminou como vice-campeão ou como campeão. Destronado”

Partindo dessa informação, fica difícil acreditar que teremos uma temporada boa. Virtualmente com apenas duas vagas em disputa e diversos candidatos na briga pela vaga da Champions League, até essa posição estaria, hipoteticamente, ameaçada. Claro que confiamos em você e na sua comissão técnica, mas, mudanças na parte tática são necessárias.

Por que não colocar Baba Rahman na esquerda e Azpilicueta na direita?

Por que não efetivar Zouma na zaga ao lado de Terry?

Por que não barrar Fàbregas depois do desempenho patético de hoje?

Fàbregas foi nulo em campo (Reprodução)
Fàbregas foi nulo em campo (Reprodução)

Por que não sentar com Hazard e perguntar o que está acontecendo?

Por que não mudar a proposta de jogo e apostar na base?

Precisamos de você, Mourinho, e você precisa do Chelsea.

Um abraço,

Rafael França

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil

Category: Opinião

Tags:

Article by: Rafael França

Carioca pós-graduado em Jornalismo Digital vivendo em Porto Alegre. Diretor-geral de conteúdo do Chelsea Brasil.