O Chelsea Brasil faz questão de noticiar tudo o que envolve as categorias de base do clube, bem como várias competições, tais como a FA Youth Cup, UEFA Youth League, Premier Reserves League, entre tantas outras, com o propósito de mostrar a você, caro leitor, o futuro dos Blues.
Apesar deste prazeroso e satisfatório trabalho, parece que o Chelsea não se mostra muito preocupado em dar continuidade ao desenvolvimento dos jovens para que estes tenham oportunidades suficientes na equipe principal.
O clube até tenta enganar os torcedores e aos próprios atletas que se importa com a base, mas usá-los em jogos na reta final com a temporada ganha e depois na pré-temporada é muito pouco e insignificante.
A saída de Didier Drogba dará nova oportunidade ao Chelsea para refletir e notar que a solução para a ida do marfinense está no próprio clube: Patrick Bamford e Dominic Solanke, jovens atacantes dos Blues.
Levando em conta que Diego Costa permanecerá como titular, e Loic Remy, após boa temporada, será seu reserva imediato, por que gastar em um novo atacante para ser o terceiro reserva sendo que Bamford e Solanke apresentam números tão expressivos (ou até superiores) a tanto atacante badalado por aí?
Bamford, por exemplo, teve participação direta na boa campanha do Middlesbrough pela Championship, que quase resultou na classificação da equipe para a elite do futebol inglês. O jovem, de 21 anos, totalizou 17 gols em 34 jogos pela competição, de acordo com a ESPN Stats.
Solanke, por sua vez, tem provado seu valor quando utilizado, inclusive no triunfo diante do Thailand All-Stars ao anotar o gol vitorioso. O gráfico abaixo ilustra bem a evolução do atacante ao longo dos anos. Na atual temporada, foram 41 gols marcados em 39 aparições envolvendo três competições, segundo o TheChels.info.
Não espero que esses jovens sejam peças fundamentais na próxima temporada, mas apenas para que sejam usados com mais frequência, pois são jogadores com talento e o clube parece ter medo de arriscar e se cala diante desta situação. Será mesmo que um jogador com 17 gols numa temporada não pode ser o TERCEIRO reserva do time?
Esses números não podem ser ignorados pelo clube. Já passou da hora do Chelsea valorizar, não apenas atletas como Solanke e Bamford, mas como tantos outros, tais como Nathan Aké, Ruben Loftus-Cheek, que pedem passagem. Ou será que o clube irá apenas ignorar e seguir em frente, como tem feito há muito tempo? Infelizmente, a tendência é que esta postura do clube permaneça.
As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.