Cech e Courtois: um enigma

Com o envelhecimento de Cech, o belga está cada vez mais perto de garantir o seu lugar no Chelsea. Resta saber quando será feita a transição. (Foto: AFP/ Getty Images)
Com o envelhecimento de Cech, o belga está cada vez mais perto de garantir o seu lugar no Chelsea. Resta saber quando será feita a transição. (Foto: AFP/ Getty Images)

Por Juni, colunista do thechels.net

Um dos principais desafios do Chelsea atualmente é definir a situação dos goleiros do clube. A equipe tem muita sorte de ter Petr Cech, um goleiro experiente que é um dos melhores do mundo, além de Thibaut Courtois, um jovem de grande talento.

Ao contratar o jovem belga em 2010, os Blues passaram a ser invejados por vários clubes. Apesar dos benefícios óbvios de ter um substituto pronto no elenco, o clube deve gerenciar a situação no futuro com muito cuidado para assegurar que o potencial do belga seja aproveitado.

Petr Cech não deve ser deixado de lado por enquanto. Porém, Courtois é um jogador de imensa capacidade e potencial extraordinário. Com apenas 20 anos, ele é um dos melhores goleiros da Espanha, campeão da Liga Europa e já participa em jogos da seleção belga; uma equipe repleta de jogadores promissores que podem surpreender na próxima Copa do Mundo. Ele passa a maioria das partidas sem sofrer gols, principalmente em casa.

Os torcedores do Chelsea que acompanham as partidas do goleiro pelo Atlético de Madrid tem consciência de seu potencial, além de notar o quanto ele está evoluindo durante o empréstimo.

Com a possível saída de Victor Valdés do Barcelona, o clube catalão rapidamente incluiu o belga em uma pequena lista de substitutos, e é por isso que o Chelsea precisará tomar algumas decisões muito importantes no futuro próximo. Em algum momento nos próximos 18 meses o clube terá que escolher entre Cech e Courtois. Como Cech já passou do auge e Courtois ainda tem muito potencial pela frente, algum momento no futuro seria o ideal para fazer a “troca”.

Infelizmente, isso não irá acontecer em breve. Hoje, Courtois está satisfeito jogando na Espanha, e o Atlético está feliz por continuar contando com um jogador de elite. A mudança provavelmente será na temporada 2013/14, pois o belga vai querer assegurar sua vaga de titular na Copa do Mundo, no final da temporada. Trazê-lo de volta para deixá-lo no banco não é a melhor solução: ou o desenvolvimento do jogador será ofuscado, ou haverão pequenos conflitos que afetarão negativamente o elenco.

Sempre que uma alteração é feita, tem que ser “em definitivo”. Não pode haver período de transição gradual, pois assim a equipe não tem uma identidade definida, o que atrapalha no entrosamento. O contrato de Courtois pelo Chelsea termina no fim da temporada 15/16, que coincide com o término do contrato de Cech. Nesse momento, o tcheco terá 34 anos, enquanto Courtois terá apenas 24, dois anos mais velho do que o atual goleiro quando Mourinho o contratou, deixando o experiente Carlo Cudicini no banco de reservas.

Três anos e meio é muito tempo, e apesar de ninguém parecer estar incomodado com a decisão, o futebol pode mudar em um instante. Outra lesão prolongada de Cech adiantaria a chegada do belga. Por outro lado, se o jovem receber uma oferta tentadora, ele pode tornar a vida muito difícil para o Chelsea, que voltaria ao zero na busca por um sucessor.

Cech reconheceu que terá que continuar jogando em alto nível para adiar sua sucessão. Entretanto, os jogadores só ganham experiência se tiverem oportunidades. Mourinho foi ousado em deixar Cudicini, na época um dos três melhores goleiros da Premier League, aos 30 anos, no banco. Porém, como Cech rapidamente provou ser um ótimo goleiro, o português foi poupado das críticas por parte da torcida.

Esse será o fator decisivo deste enigma. Nós ainda não sabemos o que irá acontecer, portanto não temos uma visão sobre quando isso será feito. O substituto de Rafa Benitez poderá repetir o truque de Mourinho, decidindo até quando Cech será titular. Poderá ser uma decisão prematura, mas certamente irá acontecer.

O Chelsea é incrivelmente sortudo por ter um jogador que é mais alto do que Cech, canhoto como Cech, e extremamente habilidoso. Ele é o substituto ideal. Só é preciso agir com cuidado para garantir que as mudanças sejam feitas no momento certo.

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.