Ultimamente, além dos atacantes (por motivos óbvios), vários rumores ligam o Chelsea a alguns laterais esquerdos. Há alguns anos, especulavam sobre quem seria o sucessor de Ashley Cole no Chelsea, já que o lateral inglês não é mais um garoto. Dificilmente o escolhido virá entre os jogadores emprestados ou provenientes das categorias de base, como Patrick van Aanholt e Ryan Bertrand.
Desde a última temporada, alguns nomes foram especulados nos Blues: Luke Shaw, jovem jogador do Southampton, é o mais citado. Outros nomes também estiveram no radar, como Leighton Baines do Everton, Alex Sandro do Porto e Ricardo Rodriguez do Wolfsburg, e é provável que o Chelsea contrate alguém para a posição no próximo período de transferências.
Na atual temporada, Cole não é mais aquele grande jogador de outros tempos, está longe do auge que o consagrou. Para resolver (ao menos a curto prazo) esse dilema, Mourinho colocou Azpilicueta como titular. É claro que a lesão de Cole e a falta de concorrência na posição ajudou, mas o que inicialmente seria apenas um improviso se tornou algo fixo. Se em setembro alguém chegasse do futuro dizendo que o espanhol se tornaria titular, praticamente ninguém acreditaria. Mas foi isso que aconteceu. Cole se recuperou, e mesmo assim o espanhol continuou como titular. E vem jogando muito.
https://www.youtube.com/watch?v=1_0cI-yIPss
A maioria dos torcedores apenas enxerga quem se destaca ofensivamente, e com isso o esforço dos jogadores do sistema defensivo geralmente não é reconhecido, mas mesmo sendo tímido ofensivamente, além de praticamente não usar a perna esquerda para cruzar, defensivamente ele simplesmente brilha. E em um time cujo treinador preza demais por uma defesa sólida, isso é essencial, tanto que Mourinho já elogiou o espanhol diversas vezes: “um time com 11 Azpilicuetas poderia vencer a Champions League”, “Eu acho que no momento, Azpilicueta é imbatível, em várias partidas eu não vi nenhum jogador superá-lo nos duelos individuais”.
De um lateral direito mediano, ele se tornou um dos melhores laterais esquerdos do mundo (sim, ATUALMENTE ele está entre os 10 melhores da posição – ao menos defensivamente). A regularidade dele chega a assustar, ajudando no ótimo desempenho da zaga dos Blues, que possuem a melhor defesa da PL. A fase do espanhol é tão boa que eu me arrisco a dizer que o camisa #28 está entre os 3 melhores jogadores do Chelsea na temporada, junto com Hazard e Cahill.
A ascensão dele é nítida: há um ano atrás, ele era apenas o lateral reserva, e agora tem tudo para ir à Copa do Mundo pela seleção espanhola. Sua ascensão justifica a minha escolha como revelação da temporada, e se ele continuar melhorando, o Chelsea só tem a ganhar.
As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.