Blog: A ‘verdadeira’ história da transferência de Fernando Torres para o Chelsea

Liverpool omitiu informações sobre a condição física de Fernando Torres para não melar a venda do atacante aos Blues
Liverpool omitiu informações sobre a condição física de Fernando Torres para não melar a venda do atacante aos Blues

Texto traduzido do The Kop, site de torcedores do Liverpool. Você pode ler o original aqui. A história demonstra certa incompetência dos Blues ao não realizarem exames médicos detalhados em Torres no ato da transferência, pressionados pelo pouco tempo disponível para fechar a contratação. Alguns podem até apontar certa falta de ética dos Reds, realmente presente na transação, mas não muda o fato dos Blues terem errado. Quer saber a (suposta) verdadeira história da chegada do atacante de £50 milhões ao Chelsea? Confira:

Fernando Torres teria sido enganado e mal informado sobre possivelmente a coisa mais importante de sua carreira pelas pessoas nas quais ele confiava que seriam honestas para ele sobre isso. Funcionários do Liverpool até achavam que ele voltaria a Anfield na própria noite de 31 de janeiro de 2011 por não acharem que El Niño seria aprovado nos exames médicos no Chelsea.

A causa deste episódio foi o fato de Fernando ter sofrido algumas lesões no joelho entre 2009 e 2010, coisa que o deixou no estaleiro durante grande parte da temporada. Guillem Balague e outros jornalistas respeitados revelaram posteriormente que, naquele período, o Liverpool optou por dar ao atacante informações falsas ou incompletas sobre o progresso da recuperação. A única razão para isso acontecer era a necessidade de fazer o espanhol jogar mais, tendo em vista o fato dele ser o jogador mais consistente e importante da equipe, aquele que vencia partidas para eles até sozinho. Torres passou por duas cirurgias no joelho durante quatro meses naquela temporada e forçou seus limites para se recuperar e conseguir jogar a Copa do Mundo. Algumas semanas depois, o treinador Vicente Del Bosque o chamou para ir ao campeonato disputado na África.

A Espanha perdeu a primeira partida na competição para a Suíça, com Fernando no banco de reservas, o que fez o técnico da Fúria mudar seus planos e colocar o atacante na equipe titular do jogo seguinte. Torres ainda reclamava de dores, mas sua vontade de jogar e atitude durante a recuperação encorajou o departamento médico da seleção espanhola a dar aval para ele jogar o resto do torneio. O desempenho não foi bom e Del Bosque o sacou do time para a entrada de Pedro. Na grande final contra a Holanda, o então jogador do Liverpool jogou a prorrogação e até participou da jogada do gol de Iniesta, mas ao correr para receber um lançamento, caiu com uma dolorosa lesão na coxa. Pouco depois, o apito final deu o título Mundial à Fúria.

O departamento médico do Liverpool sabia há um bom tempo que o joelho de Fernando ainda estava em más condições. As duas cirurgias pelas quais ele passou e a tentativa apressada de se recuperar poderiam se mostrar ruins para o atleta. Mas os Reds tinham certeza de que se o Chelsea soubesse disso, não teriam mais vontade de contratá-lo. O último dia da janela de transferências chegou e mesmo com Torres tendo avisado com três ou quatro semanas de antecedência que gostaria de respirar novos ares e pouco depois entregando à diretoria um pedido para se transferir, o clube só tornou o fato público no dia 29 de janeiro, dois dias antes do deadline day. Luis Suárez estava próximo de assinar contrato com a equipe de Anfield e desta forma eles já negociaram com Andy Carroll para ser o substituto do espanhol.

El Niño chegou aos Blues no último dia da janela de transferências a alguns minutos da meia noite. Alguns jornalistas como Duncan Castles e Ben Jacobs chegaram a afirmar que o jogador não passou por exames médicos detalhados porque o tempo estava acabando e ele precisava assinar o contrato. Desta forma, o Liverpool não informou ao rival da condição física do atacante, mas o Chelsea não o examinou logo de cara e concluiu, por exames superficiais, que o problema era “falta de ritmo de jogo”.

Depois de Torres se mudar para Londres, um funcionário do Liverpool chegou até a dizer: “Quando Fernando deixou Melwood naquele dia, acreditávamos que a possibilidade dele voltar pra cá era real”. Afinal, eles nem sabiam se ele seria aprovado nos exames médicos do Chelsea. Mas como os Blues não realizaram exames completos, eles não descobriram da verdadeira condição física do atleta naquele momento e ele foi contratado.

A contratação mais cara do futebol inglês chegou ao Stamford Bridge com o joelho bichado e até hoje ele não se recuperou. O Liverpool sabia disso, mas optou por não contar ao Chelsea para vender o jogador e lucrar enquanto dava tempo. Desde então, os Blues descobriram o problema e talvez tenham dado a Fernando o tratamento apropriado. O jornalista Ben Jacobs, que entrevistou Rafa Benitez e conversou com o treinador sobre o assunto, classificou a situação física do jogador como “degenerativa” e disse que o problema era aparente desde bem antes da transferência, tornando a contratação uma fabulosa história de negócios.

Dias antes da derrota contra a Juventus, Roman Abramovich ligou para Rafa Benitez com o intuito de oferecer o cargo de treinador do Chelsea e o espanhol aceitou, mas por motivos óbvios precisou ficar quieto sobre o assunto. É muito provável que desde então o departamento médico dos Blues o tenha informado sobre a situação de Fernando, mesmo que ele já saiba da maioria dos detalhes devido ao tempo em que trabalhou com o jogador no Liverpool. O técnico disse a Jacobs que sabe de todos os detalhes do problema e este é o motivo para os problemas de forma física e confiança de El Niño.

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.