A lateral direita é o grande problema do Chelsea. Nosso ponto fraco, podemos dizer assim. Mas será que apenas o torcedor enxerga isso? Nossa diretoria contrata atacantes, meias, goleiros, volantes, zagueiros e não contrata laterais direitos? Por quê? No mercado da bola mundial, existem várias opções boas e baratas que deveriam ser levadas em consideração pela diretoria Blue. Dentre elas vou citar César Azpilicueta.
CONHEÇA CÉSAR AZPILICUETA:
O lateral direito começou sua carreira no Osasuna da Espanha. Depois de 3 temporadas jogando muito bem, acabou atraindo interesse de vários outros clubes: em 2010, se tranferiu para o Olympique de Marseille da França, por uma quantia de aproximadamente 7 milhões de euros. Já teve diversas passagens pela seleção espanhola: sub-16, sub-17, sub-19, sub-20, sub-21 e atualmente na sub-23.
Têm apenas 22 anos e já figura entre as principais promessas do futebol mundial para a posição de right back. Não é um jogador alto nem baixo, tem 1,78 cm e pouco mais de 70 quilos. Veloz, cruza bem, tem boa habilidade, aplica carrinhos com bastante precisão, desarma sempre na bola sem faltas, faz ultrapassagens pela direita várias vezes durante uma partida e talvez hoje a sua maior e mais notável qualidade seja justamente essa: o lateral espanhol consegue conciliar perfeitamente bem o ataque e a defesa.
SELEÇÃO ESPANHOLA E FUTURO:
Em 2010, Vicente Del Bosque usava Sergio Ramos como lateral direito. Hoje a situação é completamente inversa. Com as milhares de lesões de Carles Puyol, Sergio Ramos agora faz a função de zagueiro ao lado de Gerard Pique. Capdevila, que era o dono da lateral esquerda, também teve várias lesões e a idade chegou, o que obrigou Del Bosque á buscar uma nova opção para a lateral esquerda e encontrou em Jordi Alba uma excelente opção.
A tendência é que, em um ano ou menos, o Azpilicueta seja convocado pela seleção principal e muito provavelmente irá tomar conta da posição de vez. Levar em consideração o futuro brilhante que esse jogador pode ter, é muito interessante para sabermos quais são suas perspectivas de evolução. Cada vez mais, fica evidente que ele vai se tornar o lateral direito titular da seleção espanhola.
INTERESSE DO CHELSEA E ESPECULAÇÕES:
Não é de hoje que Azpilicueta vem tendo seu nome ligado aos Blues. Jornais noticiam várias inverdades toda semana e a única coisa que sabemos de fato é que o valor de mercado dele, hoje, gira em torno de 8 a 12 milhões de libras (valor um tanto quanto baixo para Roman Abramovich). Em relação ao custo-benefício, não precisamos ter preocupações, por que além de muito talentoso, Azpilicueta é jovem e joga um futebol confiável seguro. Claro, temos que levar em consideração o fato dele ser jovem, mas por que não arriscar?
Precisamos de um lateral direito de oficio, isso é fato, mas até quando esperar? Será que realmente é tão difícil assim confiar no talento de um jovem? Quem confia na ”experiência” de Paulo Ferreira já deveria ter confiado em depositar alguns milhões de libras na conta do Marseille, não é mesmo? Eu particularmente vejo o César Azpilicueta como a ”opção perfeita”. E vocês, Blues?