De acordo com o jornal inglês Daily Mail, o receio de Pep Guardiola em treinar o Chelsea fez o clube elaborar uma lista de treinadores que poderiam assumir o lugar de Rafael Benitez caso o ex-técnico do Barcelona não chegue a Stamford Bridge.
No topo dessa lista estão Jurgen Klopp, treinador do Borussia Dortmund desde 2008, e o ex-treinador dos Blues José Mourinho. Funcionários do clube londrino conversaram com assessores de Guardiola, mas as negociações não teriam sido boas. Rafael Benitez sofre críticas da torcida desde sua chegada, e a imprensa dá como certa sua saída em breve.
O ex-técnico do Barcelona já teria avisado que não gosta do estilo de Roman Abramovich, e que ficou surpreso com a demissão de Di Matteo apenas seis meses após o italiano ter levado os Blues ao inédito título europeu. O espanhol também teria dito que o russo não tem paciência para um trabalho a longo prazo.
Com a possível recusa de Guardiola, a diretoria passou a considerar o nome de Klopp. Mourinho, que poderá sair do Real Madrid no final da temporada, também é uma opção.