Demba Ba não fez uma boa temporada pelo Chelsea. Terceiro atacante do elenco, o senegalês fez apenas seis partidas como titular e não se safou das críticas ao improdutivo ataque dos Blues. Mesmo aproveitando bem algumas oportunidades, como os gols marcados contra PSG e Liverpool na reta final da temporada, a permanência do jogador em Stamford Bridge era tida como improvável.
Diversos rumores sobre a saída de Demba Ba surgiram na imprensa inglesa e houve até uma proposta oficial. O Arsenal tentou sua contratação, mas, de acordo com o próprio jogador, José Mourinho não permitiu sua transferência. “Fui abordado pelo Arsenal agosto passado, mas Mourinho não me deixou juntar a eles. Ele disse que não queria ajudar uma equipe rival a ficar mais forte.” Outro clube interessado, de acordo com jornais ingleses, seria o Everton.
Porém, uma entrevista do próprio jogador modificou esse cenário. Com a chegada de um grande nome para o ataque, Demba Ba deve permanecer para ser opção no banco de reservas. “José Mourinho pediu para eu permanecer no Chelsea na próxima temporada. Ele me garantiu que minha situação não mudaria”, disse o jogador em entrevista ao Daily Star. Por ser um jogador mais barato que Samuel Eto’o e Fernando Torres, já ter um entrosamento com o grupo e uma intimidade com a Premier League, Ba seria a opção mais viável para ser um dos reservas no ataque.
Parece que os gols decisivos pesaram a favor do senegalês. Demba Ba deve seguir em Stamford Bridge e parece muito feliz com a sua situação, “Eu vejo isso como minha recompensa de Deus. Pesei os prós e os contras e acho que vou ficar para ver o que acontece.” A chegada de um grande atacante para a próxima temporada não intimida o atacante, que demonstra estar motivado e esperançoso para a próxima temporada. “Eu quero jogar um monte de jogos e acho que será o caso para mim.”