O técnico José Mourinho foi mais uma vez taxativo na permanência do zagueiro David Luiz em Stamford Bridge. Com uma proposta confirmada pelo Barcelona e declarações de Daniel Alves a respeito do interesse do brasileiro no time da Catalunha, o comandante dos Azuis não deixou margem para dúvidas.
“Não há nenhuma chance que ele saia. Ele é um jogador que queremos manter e que ainda tem mais quatro anos para cumprir no contrato que foi renovado no ano passado,” Mourinho disse à imprensa.
O treinador também desconheceu qualquer interesse por parte do zagueiro em se juntar ao time de Tata Martino. “Eu não sei se ele disse isso [o desejo de ir ao Barcelona] e a única coisa que eu tenho para dizer é que ele não vai. As últimas declarações que eu li do Luiz foram dizendo que não ele fala de clubes enquanto está servindo a seleção, o que é uma declaração perfeita e que eu gosto. Quando os jogadores estão com as seleções eles são jogadores das seleções e não dos clubes. Essa foi a única declaração dele que eu ouvi e é uma resposta inteligente,” o comandante português elogiou.
David Luiz não participou da derrota da Seleção Brasileira por 1×0 para a Suíça, sendo poupado por conta da leve lesão na coxa. O zagueiro assistiu seu companheiro de defesa, Daniel Alves, cabecear para a própria meta, sem chances para o goleiro Jefferson.
O lateral direito já havia declarado ao jornal El Mundo Deportivo da Espanha que apesar do desejo de David Luiz (segundo o jogador do Barcelona) de se unir ao time da Espanha, que Mourinho jamais permitiria a saída do zagueiro, por saber bem da importância do defensor ao time de Stamford Bridge.
Não está claro se Luiz manifestou de fato ou não o desejo de sair do time. Os dirigentes do Chelsea não confirmam nem negam o pedido de transferência do jogador, sendo as palavras de Mourinho as únicas declarações oficiais a respeito da possível ida de David Luiz ao Barcelona.
David Moyes também reitera permanência de Rooney
Mourinho não foi o único treinador a garantir que um dos jogadores principais não deixará o clube apesar das propostas e rumores. David Moyes, técnico do Manchester United, também garantiu que Wayne Rooney não está à venda, apesar das duas propostas do Chelsea – ambas recusadas pela diretoria de Old Trafford.
“Não houve nada de novo e não haverá nada de novo [no caso de Rooney] porque nós já dissemos para todos tudo que havia para ser dito: ele não está à venda.”
Rooney, que atuou pela Seleção Inglesa na vitória de 3×2 frente à Escócia, não tem participado das atividades com o Manchester United devido a uma suposta contusão no ombro. O inglês mostrou a mesma disposição de sempre defendendo o time nacional, aumentando as perguntas sobre sua ausência dos treinos do clube. Mesmo assim o jogador ainda não é certeza para o jogo da abertura da Premier League, sábado contra o Swansea.
“Eu ainda preciso ver como ele está e quando ele se reapresentar ao clube eu vou avaliar a sua condição. Eu assisti ao jogo ontem e ele pareceu estar bem fisicamente nos 65 minutos que jogou. Ele correu bastante, melhorou sua condição física e esse certamente foi o seu primeiro jogo competitivo na temporada,” explicou Moyes.
Outro nome surgiu nessa semana, caso Rooney não venha, mas parece que terá o mesmo destino do inglês. Mourinho já havia dito anteriormente que era o atacante do Manchester United ou ninguém, mas quando o Anzhi anunciou no começo da semana que estaria vendendo os seus principais nomes para cortar custos, Samuel Eto’o passou a ser uma possibilidade, até então não cogitada por conta da alta multa e salários dos jogadores do time russo.
Eto’o e Mourinho trabalharam juntos durante a passagem do português pela Inter de Milão, em 2009, quando ambos conquistaram a tríplice coroa pela time italiano e agradaria ao técnico a presença do camaronês.
“Eu sempre fico feliz em saber que um ex-jogador meu estaria interessado em trabalhar comigo novamente. Eu me sinto muito bem em saber que Samuel está disposto a vir. Isso é fantástico para nós, mas nós temos de esperar para ver o que acontece,” declarou o treinador.
Entretanto, apenas horas depois o agente de Eto’o, Peppino Tirri também deu declarações semelhantes às dos técnicos de Chelsea a United: “Eu posso garantir que Eto’o continuará no Anzhi. Será difícil negociar sua saída, pois o jogador não está disposto a concordar com cortes no seu salário [cerca de 300 mil libras].“