Após falar à Chelsea TV sobre o encerramento da janela de transferências, o treinador José Mourinho conversou com o canal sobre as contratações de Samuel Eto’o e Willian.
Desde o começo da pré-temporada, Mourinho falava sobre a necessidade de fortalecer o ataque do time. Enquanto o alvo principal era Wayne Rooney do Manchester United, o técnico deixava claro que tinha planos B e C caso a contratação do jogador inglês não se concretizasse.
Como Rooney permaneceu nos Diabos Vermelhos, na semana passada, o clube anunciou a contratação do camaronês Samuel Eto’o, velho conhecido de Mourinho dos tempos de Interzionale de Milão. Além do atacante, o clube já havia anunciado há duas semanas o meia-atacante brasileiro Willian. Ambos jogadores estavam no Anzhi da Rússia, que colocou suas principais estrelas à venda por motivos econômicos.
O técnico dos Blues deixou claro que confia no camaronês que conhece bem: “Samuel tem muita experiência como atacante e todos sabem que ele é um atleta vencedor. Ele é um jogador que apesar de já ter ganhado tudo na carreira, nunca perdeu a ambição de continuar ganhando. Ele vem para a Inglaterra com o mesmo objetivo que eu fui para Espanha: quer ser o primeiro jogador a vencer nas ligas espanhola, italiana e inglesa. Além disso, ele sempre quis jogar na Premier League e, por isso, chega cheio de motivação.” Mourinho explicou.
“O estilo dele é diferente do estilo de Torres, e Torres diferente de Ba, que por sua vez tem características distintas de Eto’o. Nesse momento nós contamos com três atacantes com qualidades e experiências que diferem entre si. Nós temos um elenco equilibrado. Temos dois jogadores para cada posição, três atacantes e um jogador extra de meio-campo. Cada posição está coberta e nós estamos muito felizes com o que nós temos.”
Sobre o brasileiro Willian, Mourinho destaca a velocidade e versatilidade do jogador, que pode jogar atrás do atacante em qualquer uma das duas alas e também pelo meio.
“Ele é um jovem que queria muito jogar no Chelsea já há algum tempo. Depois de passar muitas temporadas na Ucrânia [6] e uma na Rússia ele terá a chance de participar de uma liga forte pela primeira vez,” ponderou o técnico.
Além das duas estrelas que chegaram a Stamford Bridge, na última parte da entrevista Mourinho fez questão de falar de uma das pratas da casa emprestadas durante a janela de transferências: Sam Hutchinson. O lateral direito de 24 anos que está no Chelsea desde os tempos de juvenil foi emprestado ao Vitesse, da Holanda. O técnico reconhece que o atleta passou por momentos difíceis, mas que ainda é possível para Hutchinson retomar o sucesso na carreira.
“Ele precisa jogar. Ele estreou no time ainda muito jovem quando tínhamos um elenco forte, mas depois ele sofreu muitas contusões que colocaram em risco a continuidade da sua carreira. Agora ele precisa jogar todas as semanas para recuperar a condição física [de antes]. O campeonato holandês e o Vitesse irão dar a ele estabilidade, sem ser tão agressivo e intenso como o futebol jogado na Inglaterra. Nós esperamos que tudo corra bem para ele,” concluiu o treinador sobre o lateral.