Juan Mata feliz em permanecer no Chelsea

Mata durante treinamentos de prepação para a partida contra o Bayern de Munique. (Imagem: AP)
Mata durante treinamentos de prepação para a partida contra o Bayern de Munique. (Foto: AP)

No último dia da janela de transferências houve várias especulações a respeito da saída de Juan Mata do Chelsea, pelo fato do armador espanhol ter sido titular em apenas uma das quatro partidas oficiais que o clube fez nessa temporada. José Mourinho já havia declarado repetidas vezes que o atleta, que recebeu o troféu interno de melhor jogador do Chelsea nas últimas duas temporadas, não estava à venda. Mesmo assim a mídia inglesa especulou que PSG, Arsenal, Tottenham e Valência enviaram propostas e que Mata sairia.

Em entrevista à Chelsea TV, porém, Mata esclareceu sua posição:

Eu acho normal acontecerem especulações durante as janelas de transferências, mas eu estou feliz aqui. As duas temporadas que joguei aqui foram muito boas para mim, talvez as melhores da minha carreira e eu espero que esse ano seja da mesma forma. A expectativa que tenho é que possamos continuar ganhando os troféus que conquistamos nas últimas duas temporadas [Champions League e FA Cup em 2012 e Europa League em 2013],” respondeu o espanhol.

Mata ainda foi perguntado se os rumores de uma provável saída atrapalham o rendimento dentro de campo e o armador garantiu que não.

Para mim isso não é um problema [conseguir se concentrar apenas no futebol durante a janela de transferências]. Se as coisas estão claras na sua cabeça e se você acredita em você mesmo [não há problema]. Meu único objetivo é jogar aqui, crescer como jogador e produzir tão bem quanto fiz nas duas últimas temporadas. Os dois últimos anos voaram – o que para mim é um bom sinal porque significa que você está desfrutando tudo. Se você está feliz o tempo passa mais rápido.

Como não foi convocado para a seleção espanhola – nenhum dos jogadores do Chelsea foi chamado por Vicente Del Bosque – Mata teve a chance de treinar toda essa semana e o mesmo acontecerá semana que vem, quando os jogadores que tiveram compromissos com os seus países voltarão a Londres. Jogadores como Eden Hazard e Kevin de Bruyne, da Bélgica, têm apenas um compromisso na parada para partidas internacionais e devem estar de volta à Cobham já na segunda-feira, mas outros como os brasileiros e ingleses convocados têm jornada dupla, e só vão se reapresentar ao clube no fim da próxima semana.

Mourinho deixou claro durante a semana que mesmo depois de recuperado da lesão na coxa que o tirou de boa parte da pré-temporada, Mata ainda não estava em condições de jogo, pois seu corpo estava exaurido. A situação é compreensível tendo em vista que o espanhol mal teve férias nos últimos dois anos, jogando a Eurocopa em junho de 2012 e a Copa das Confederações em junho de 2013. Os preparadores físicos do time estão focados em deixar Mata em forma o mais breve possível e as duas semanas apenas de treinamentos certamente ajudam o processo. O armador entende que sua situação se complicou com a contusão, mas encara tudo com a característica calma que apresenta em todas situações.

Foi uma pré-temporada difícil para mim porque eu me machuquei e isso nunca tinha acontecido antes. Demorou um pouco para que eu estivesse em forma, mas agora eu me sinto muito bem. Nós tivemos uma grande semana de treinamentos e eu espero jogar porque eu já estou novamente com 100% [das minhas melhores condições]. Eu tive quatro semanas de férias [entre a Copa das Confederações e a pré-temporada] e para ser sincero isso é mais do que estou acostumado. Nos últimos cinco, seis anos eu não tive algo assim. Mas foi bom poder descansar, me desligar do futebol e depois me preparar [para voltar] já que creio que essa será outra longa temporada para nós. Será que eu terei condições de jogar 70 partidas como no ano passado? Isso varia de jogador para jogador.

Para mim a melhor coisa é jogar o máximo de partidas que eu puder porque eu adoro jogar futebol, eu adoro jogar no meio da semana e no fim de semana. Às vezes quando você joga muitas vezes, o treino acaba sendo as próprias partidas,” finalizou o #10 dos Blues.

Category: Mercado de Transferências

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.