O impacto financeiro da transferência de Salah para o Chelsea

A negociação do egípcio (Foto: Michael Regan)
Mesmo com a regulamentação do fair-play financeiro, a vinda de Salah não irá afetar muito as finanças dos Blues (Foto: Michael Regan)

O Chelsea recentemente contratou Mohamed Salah, e segundo a BBC, os Blues pagaram ao Basel cerca de £11m para contratar o jovem egípcio. E com a regulamentação do fair-play financeiro da UEFA, é necessária uma análise sobre como o negócio afetará o Chelsea de acordo com uma perspectiva financeira.

Salah assinou um contrato de 5 anos e meio, e para fins de contabilidade, quando um jogador é comprado, o preço total da transferência é amortizado ao longo da vida do contrato do jogador. A amortização é o processo no qual a despesa é paga em partes, durante um tempo específico. É uma prática contábil que permite que os clubes espalhem o custo da taxa de transferência ao longo da duração do contrato do jogador com o clube, a fim de evitar maiores despesas a curto prazo. É uma prática comum e a transferência deverá ser debitada dessa forma, mesmo com rumores de que o Chelsea já teria pago os £11m ao Basel.

Para o cálculo do custo total de um jogador, para efeitos de contabilidade, devemos levar em consideração o salário do jogador, além da taxa de transferência amortizada (incluindo custos adicionais, como pagamento aos agentes). Enquanto os salários só podem ser estimados no momento, é seguro prever que ele irá ganhar menos do que Oscar, que em julho de 2012 assinou um contrato de cinco anos ganhando 40 mil libras semanais após ter vindo do Internacional.

Como é recomendado arredondar os valores para cima a fim de ter uma maior margem de segurança por conta do fair-play financeiro, podemos supor que Salah irá ganhar 30 mil libras semanais (a mesma quantidade que Victor Moses ganha, por exemplo).

Notemos que se Salah tiver o seu contrato estendido, o valor total de sua taxa de transferência será amortizado durante a vida útil do novo contrato, por isso, enquanto os valores estão sujeitos a alterações, podemos assumir que o custo de Salah permanecerá inalterado por pelo menos alguns anos.

Com isso, vamos dar uma olhada no custo de Salah ao Chelsea, levando em conta o fair-play financeiro.

2013/14 – £1.78m

2014/15 – £3.56m

2015/16 – £3.56m

2016/17 – £3.56m

2017/18 – £3.56m

2018/19 – £3.56m

O custo de Salah, amortizado ao longo das temporadas, é algo quase imperceptível, se levarmos em conta as despesas do Chelsea. E se considerarmos que o egípcio, com apenas 21 anos, já é o destaque da seleção egípcia e impressionou jogando pelo Basel contra os Blues, este é um acordo visando o futuro, que poderá se tornar um excelente negócio.

Category: Mercado de Transferências

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.