Segundo informações das mídias inglesas e espanholas, o Chelsea estaria interessado na contratação do meio-campista espanhol Koke já em janeiro e seria o principal candidato na disputa pelo atleta do Atletico de Madrid, mesmo à frente do Barcelona, que já demonstrou interesse no atleta anteriormente.
Os rumores dão conta de que Koke teria sido um pedido pessoal de José Mourinho e viria para dar mais opções para a armação do Chelsea, setor que sofre há algumas temporadas por contar com poucos atletas criativos. O espanhol seria uma aposta pessoal de Mourinho, pois poderia jogar inclusive na posição de Cesc Fàbregas além de poder jogar também pelos lados do campo, como já fez várias vezes pelo Atleti.
A multa rescisória do meia seria de 65 milhões de euros, segundo informações da Espanha, mas o Chelsea tentaria diminuir este valor para algo em torno dos 45 milhões de euros.
Ainda segundo reportagens de ambos os países, os Blues estariam na primeira posição da corrida pelo talentoso espanhol, já que o outro principal candidato, o Barcelona, estaria com problemas na prestações de contas junto ao Financial Fair Play da UEFA.
Ainda de acordo com informações de jornais catalães, o próprio Barcelona teria acordos internos para redução de sua dívida. Com isso, o clube espanhol poderia gastar apenas 10 milhões de euros na próxima janela de transferências, o que teria feito com que o atual campeão europeu descartasse uma investida por Koke em breve.
Na Inglaterra, especula-se que, sabendo da condição do Barcelona, a diretoria do Chelsea estaria trabalhando para assegurar a contratação de Koke já em janeiro, mesmo ciente da impossibilidade de inscrever o atleta na atual edição da UEFA Champions League, já que o espanhol já atuou pelo Atlético na temporada europeia.