Não é de hoje que se especulam a saída David Luiz do Chelsea e a contratação do centroavante Mario Mandzukic, croata do Bayern de Munique. No entanto, até então, as duas potenciais negociações não estavam relacionadas, quadro que, como informa o jornal Mirror, pode ter mudado nas últimas horas.
Conforme o periódico, o clube londrino estava preparado para fazer uma oferta de £ 25 milhões pelo atacante, mas, o revelado interesse da equipe treinada por Pep Guardiola pelo zagueiro brasileiro, teria permitido ao Chelsea a feitura de uma oferta de troca, pagando, ainda, um valor adicional. A proposta dos Blues consistiria na troca simples dos jogadores com o acréscimo de £ 15 milhões.
Desde a contratação de Guardiola pelo Bayern de Munique, Mandzukic perdeu um pouco de seu espaço no elenco bávaro e sua saída já foi especulada nas últimas duas janelas de transferência. Segundo informações amplamente divulgadas, o croata não se encaixaria no modelo de atacante pretendido pelo espanhol. Além disso, a chegada do polonês Robert Lewandowski a seu clube, certamente, diminuirá ainda mais sua utilização.
O treinador do Chelsea, José Mourinho, já tinha afirmado anteriormente sua intenção de contar com dois novos matadores e, com o iminente acerto da contratação do hispano-brasileiro Diego Costa, o português teria visto no ex-jogador de Dinamo Zabreb e Wolfsburg a opção ideal, o tipo de jogador que está precisando.
Mandzukic, que marcou 27 gols em 52 partidas na temporada – incluindo partidas por seu clube e seleção – tem 1,87m e 27 anos. Seu contrato com o clube alemão, que lhe garante £3 milhões por ano, se encerra em dois anos, mas parece certo que o atacante mudará de clube na próxima janela de transferências.
A movimentação, se confirmada, ainda ajudaria o Chelsea nos cálculos do Fair Play Financeiro, política financeira imposta pela UEFA.