
Cesc Fàbregas está sendo apontado como um potencial sucessor de Frank Lampard, que anunciou na noite desta segunda-feira, 02 de janeiro, que estaria partindo de Stamford Bridge.
A saída do camisa 8 do clube deixará um vão no meio-de-campo Blue, que deverá buscar soluções para preencher este espaço. O Chelsea enxerga Koke, do Atletico de Madrid, como uma reposição perfeita para a vaga deixada por Super Frankie no elenco.
Koke está no radar de Jose Mourinho, porém, o jogador colchonero também está sendo desejado pelo Barcelona, criando, assim, uma dura competição para o time de Londres. O novo técnico blaugrana, Luis Enrique, já demonstrou interesse no meio-campista dos atuais campeões espanhois, o que dificultaria, e muito, a transferência do jogador para o Chelsea.
Diante desta dificuldade em assinar com Koke, uma saída seria a contratação de Fàbregas, justamente junto ao próprio Barcelona – a vinda do jogador do Atletico de Madrid para o Barça limitaria bastante as oportunidades de Fàbregas na equipe titular do time catalão.
Relatos dizem, inclusive, que Fàbregas foi informado pelo Barcelona de que ele poderia sair do clube, após três temporadas em Camp Nou. Com a chegada de Koke, Cesc seria uma espécie de sobra no meio de campo espanhol, enquanto seria uma peça importante no time inglês, onde passou a existir uma carência na sua posição. Essa disponibilidade do ex-jogador do Arsenal, portanto, acaba sendo extremamente conveniente para os azuis londrinos.
Além da disponibilidade do camisa 4 do Barça, outro fator torna o negócio ainda mais interessante para o Chelsea: a aparente falta de concorrência para assinar com o internacional espanhol dentro da Inglaterra, para onde as fontes dizem que o jogador gostaria de ir.
Familiarizado com o ritmo de jogo da Premier League, Fàbregas já despertou o interesse de diversos grandes clubes ingleses no passado: Manchester United, Manchester City e Liverpool consideraram contratar o meio-campista no passado. No entanto, é sabido que as prioridades destes times estão em outro lugar nessa janela de contratações.
Os Red Devils fizeram duas ofertas pelo jogador no ano passado, e estavam interessados em repetir o feito novamente, até que o novo técnico do time, Louis van Gaal informou que o clube possui outros alvos completamente novos, como Toni Kroos, do Bayern de Munique.
A preocupação de número um do Manchester City, por sua vez, é manter Yaya Touré no elenco, e, talvez, conseguir contratar o tão desejado Fernando junto ao Porto. Já o Liverpool intenta assinar com Adam Lallana, após ter capturado o seu companheiro de time, Rickie Lambert, do Southampton.
Um outro alvo cogitado para Fàbregas dentro da Inglaterra, obviamente seria o Arsenal, onde o jogador é ídolo e tem uma ligação muito forte, entretanto, Arsène Wenger até então não deu a escolha de voltar a fazer parte dos Gunners para o jogador.
Wenger assinou com Mesut Özil no ano passado por £42.5m, batendo o recorde de transferências do clube, e renovou o contrato de Santi Cazorla. Com Aaron Ramsey e Jack Wilshere sendo figuras importantes do elenco, seria muito difícil para acomodar Fàbregas no time.
A ligação com o Arsenal dificultaria a transferência de Fàbregas para um rival da mesma cidade, mas o espanhol, estando desapontado com a falta de interesse do seu antigo clube, está considerando outras opções na Inglaterra – e o Chelsea, pelo já exposto, parece ser a mais viável.
O volante do Tottenham, Paulinho, e o astro da Juventus, Paul Pogba, são as outras opções consideradas pelo Chelsea, mas a disponibilidade de Fàbregas podem ser um fator determinante para a sua contratação pelo time de Londres.
Um ponto crucial a respeito dessa contratação é o relacionamento entre Fàbregas e Jose Mourinho. O português, que treinou o Real Madrid num passado recente, é o inimigo público número um do barcelonismo; já o jogador é um defensor ferrenho do clube, por ter chegado no clube num período de efervescência da rivalidade entre barcelonistas e madridistas.
Ainda em fevereiro deste ano, após a derrota do Barcelona para o Manchester City nas oitavas-de-final da Champions League, Fàbregas mandou Mourinho “calar a boca”, depois de o treinador etiquetar o time do Barcelona como “o pior de muitos anos”.
O site Vozpópuli, entretanto, afirma que Mourinho e Fàbregas conversaram neste fim de semana e chegaram a um acordo, com o treinador tendo convencido o espanhol a voltar para a Premier League. A espera agora seria apenas para o Chelsea negociar a transação com o Barça.
A saída de Cesc Fàbregas do Barcelona tem um preço: o clube catalão deseja recuperar o investimento feito na contratação do espanhol, fixando o seu preço em €36m. O meio-campista, ao longo das três temporadas em que jogou pelo Barça, jogou 151 partidas, marcando 42 gols e fazendo 45 assistências.