Stamford Bridge: O templo do Chelsea

Nesse último episódio da série Chelsea Brasil vai à Londres, falarei sobre o Stamford Bridge, o estádio do Maior de Londres. Não fui a nenhum jogo, porém tive a oportunidade de fazer o tour pelo museu e pelo estádio. É simplesmente sensacional! Acho que todo torcedor do Chelsea deveria ter a oportunidade de fazê-lo.

Para fazer o tour, você tem duas alternativas: a primeira, é fazer o agendamento online pelo site oficial do Chelsea. A segunda é chegar às 10 horas (horário de Londres) no Stamford Bridge e comprar o sua passagem. Passado essa parte, você tem livre acesso ao museu do Chelsea antes de visitar o estádio.

No museu do Chelsea, você encontra toda a história dos Blues, desde a construção do Stamford Bridge até o último título conquistado. É possível também, ver uma homenagem ao lendário Makelele e a história do uniforme de jogo do Chelsea Football Club. Ainda no museu, é possível tirar fotos com todas as taças, de todos os campeonatos conquistados pelo Chelsea (obviamente, há um vidro que protege as mesmas).

Depois de tirar milhões de fotos, fui para o estádio. Mesmo não tendo ido a nenhum jogo, só de estar no Stamford Bridge é algo indescritível. Diferentemente do museu (onde você pode andar e ficar o tempo que quiser) no estádio é obrigatório “seguir” o guia.

O tour mostra tudo, desde as visões dos torcedores em diferentes partes do campo, até a entrada dos jogadores no gramado. Vale ressaltar que o vestiário do Chelsea é algo simplesmente sensacional. Todos os jogadores têm armários personalizados para colocar as suas coisas. E há uma pequena divisão dentro do vestiário. Os jogadores sentam com quem eles tem mais afinidade. Por exemplo: portugueses e brasileiros (Ramires, Paulo Ferreira, David Luiz, Bosingwa), africanos e franceses (Kalou, Malouda, Mikel, Essien, Drogba), ingleses (Cole, Terry, Lampard, Hutchinson) e outros grupos.

Uma coisa que me deixou surpreso, é que existe a possibilidade dos torcedores disputarem partidas de FIFA (!) no intervalo dos jogos. Existem máquinas disponíveis com controles de Xbox para o público presente.

O tour se encerra na loja oficial do Chelsea. Onde é possível se adquirir tudo sobre o clube. Desde camisas do time, até chinelos personalizados.

Stamford Bridge é mais que um estádio de futebol, é um templo. Cabe ao Chelsea mantê-lo, pois toda a história azul está escrita e presente nesse monumento de Londres.

Category: Conteúdos Especiais

Tags:

Article by: Rafael França

Carioca pós-graduado em Jornalismo Digital vivendo em Porto Alegre. Diretor-geral de conteúdo do Chelsea Brasil.