O grande confronto se aproxima e os nervos vão ficando à flor da pele! O que pode vir a ser o jogo mais importante na história do Chelsea se desenrolará nos gramados do Bayern de Munique, mais precisamente na Allianz Arena, o belíssimo estádio da equipe bávara. Equipe esta que conta com um elenco recheado de craques em todos os setores do campo, os quais serão melhor analisados um a um a seguir.
Arjen Robben
O primeiro da lista não precisa de introdução para os torcedores do Chelsea. Foi contratado pelo Chelsea em 2004 indicação de Jose Mourinho, levado bem à vista de Manchester United, clube que tentou a contratação de Robben à época. O holandês fez parte da equipe que ganhou o primeiro título com o treinador português.
Robben atualmente é também jogador titular da seleção da Holanda e é figura certa em todas as convocações, dado o talento do jogador. Suas habilidades de drible e seu ritmo constante e velocidade são suas armas letais para vir do flanco direito, cortar para o meio em diagonal e arriscar um chute com sua calibrada perna canhota. A assinatura de Robben é essa movimentação ao estilo Messi que, apesar de todos saberem como funciona, é muito difícil de ser defendida. Ele também tem um chute potente de fora da área e utiliza sua velocidade e marra para cavar faltas perigosas e pênaltis.
Aos 28 anos, Robben se encontra perto de seu pico no futebol, mais um motivo para ficar de olho no diminuto ponta holandês. O jogador marcou 17 gols nas 26 partidas em que começou jogando nesta temporada. No geral, ganhou troféus na Holanda, Inglaterra, Espanha e Alemanha, mas nunca venceu a Champions League.
Quando está em sua melhor fase, Schweisteiger é o coração da equipe do Bayern, bombeando boas jogadas para toda a equipe, uma espécie do que o Xavi é para o Barcelona. Sua temporada foi de altos e baixos e uma lesão o deixou fora dos gramados por algum tempo, mas voltou como peça chave na vitória contra o Real Madrid na semifinal da Champions League. Em razão da lesão, sua forma não está das melhores, razão para os Blues comemorarem.
Aos 27 anos de idade, Schweinsteiger é um veterano dos gramados com uma experiência incrível. São 90 jogos pela seleção da Alemanha, na qual é titular absoluto. O branquelão começou sua carreira como um meia atacante de responsa, mas amadureceu para se tornar uma espécie de volante controlador de jogo, distribuindo passes e ditando o ritmo do jogo. Assim como Lampard, não é rápido, mas possui uma visão de jogo impressionante aliada à uma inteligência de passes que treinador nenhum colocaria defeito. Além disso, é disciplinado táticamente e não se entrega com facilidade. Para vencer, o Chelsea vai precisar anular esse maestro e ficar de olho em seus chutes de longa distância.
Mario Gomez
Nas últimas duas temporadas pelo Bayern de Munique, Mario Gomez surgiu como um dos atacantes mais eficientes da Europa. O cara é extremamente letal na frente do gol, e já marcou 40 gols nesta temporada, mais do que a também impressionante marca de 39 na temporada passada.
E o rapaz não se intimida com essa tal de Champions League não. O gol marcado contra o Real Madrid na primeira partida da semifinal foi “apenas” o 12º seu na competição. Alto, forte e refinado tecnicamente, Gomez é um exímio finalizador, que, dentro da grande área, é mortal. É um centroavante que pode dar muito trabalho ao Chelsea, e se vale de cruzamentos e jogadas vindas da lateral para fazer seus estragos. Vai com toda a certeza testar os zagueiros Blues.
Franck Ribéry
Desde a saída de Van Gaal, com a entrada do técnico Jupp Heynckes, Franck Ribéry parece ter retomado o bom futebol que apresentou quando chegou ao clube na temporada 2007/08. Jogador de mentalidade bastante ofensiva, o “cicatra” é sempre um perigo quando está em sua melhor forma. Nesta temporada tem sido excelente. Aos 29, provavelmente seus últimos anos do melhor futebol que pode apresentar, está em forma e afiado, seguindo à risca as instruções do técnico e ao mesmo tempo conseguindo ser imprevisível quando atacando.
Ribéry marcou 16 gols na temporada jogando pelo flanco esquerdo e seus dribles serão bastante perigosos contra o lateral direito do Chelsea, provavelmente Bosingwa. Esperem grandes emoções na partida rapaziada.
Manuel Neuer
Enquanto muito se é falado sobre o aterrorizante ataque bávaro, o Chelsea também vai ter dificuldades para encontrar o caminho do gol, muito em conta do excelente goleiro posicionado na meta alemã: Manuel Neuer.
Neuer se tornou o segundo goleiro mais caro da história ao se transferir do Shalke 04 para o Bayern ao valor “módico” de £18 milhões no verão passado. Apesar da quantia recorde, suas atuações mais do que provam que na verdade o Bayern conseguiu foi uma barganha. Defendeu dois pênaltis na partida contra o Real Madrid na semifinal e sua presença muralhesca à frente do gol vai ser difícil de ser derrubada. Tem bastante agilidade e reflexo, o que resulta em defesas difíceis de serem realizadas parecerem moleza. Com apenas 26 anos, pode vir a se tornar o melhor goleiro do mundo daqui a alguns anos.
Menção Honrosa: Philip Lahm
O diminutíssimo lateral e capitão do Bayern merece ser mencionado. Apesar de ser um dos jogadores mais baixos do mundo, isso não o impede de ser um excelente defensor. Sua baixa estatura é compensada por sua habilidade, velocidade e sobretudo noção ofensiva, pois sabe avançar e marcar gols quando tem a oportunidade. Também faz um trabalho seguro no que diz respeito à marcação, mas se provará mais perigoso fornecendo apoio a quem quer que jogue pelo seu lado do campo.
É isso aí galera, vamos torcer para que o Chelsea seja capaz de lidar com todas estas ameaças e se sagre campeão neste sábado!!!
HEAR THE CHELSEA ROAR!!