A Supercopa da Europa pelo segundo ano consecutivo recebe o Chelsea como convidado. Nessa edição, o rival do time de Stamford Bridge é o Bayern de Munique, conhecido por estar na história dos Blues por causa da decisão da UEFA Champions League na temporada 2011/2012.
Ano passado, a UEFA Super Cup realizou sua 37ª edição, e nela, o Chelsea foi derrotado pela equipe do Atlético de Madri por 4-1, um hat-trick de Radamel Falcão e um tento de Miranda. O único gol marcado pelo Chelsea foi de Gary Cahill.
A decisão desse ano será realizada na Eden Arena, em Praga, e pode dar ao time londrino o segundo caneco da competição. O Chelsea participou em 1998 e 2012, sendo que na sua primeira participação, ganhou do Real Madrid pelo placar mínimo. Poyet marcou o tento que definiu a partida.
Já o Bayern de Munique participou três vezes do torneio e foi segundo colocado em todas as oportunidades, em 1975, 1976 e 2001, para o Dínamo de Kiev (1-0), Anderlecht (penalidades máxima) e Liverpool (3-2).
Bayern de Munique na temporada passada e na atual temporada.
Escalação do Bayern de Munique na final da UEFA Champions League 2012/2013: Neuer; Lahm, Boateng, Dante, Alaba; Martinez, Schweinsteiger; Robben, Muller, Ribery; Mandzukic.
Técnico: Jupp Heynckes, em um 4-2-3-1.
Possível escalação do Bayern de Munique para o embate contra o Chelsea: Starke; Lahm, Boateng, Dante e Alaba; Martinez e Kroos; Robben, Gotze e Shaqiri; Mandzukic.
Técnico: Pep Guardiola, em um 4-2-3-1.
Possível escalação do Chelsea no embate contra o Bayern: Cech; Ivanovic, Terry, Cahill (Luiz), e Cole; Essien, Mikel (Van Ginkel); De Bruyne (Oscar), Mata e Hazard; Lukaku. (Torres)
Técnico: José Mourinho, em um 4-2-3-1.
Confira cinco jogadores que podem fazer a diferença na decisão da UEFA Super Cup. (Phillipp Lahm, David Alaba, Mario Götze, Arjen Robben e Mario Mandzukic)
Philipp Lahm: Capitão, iniciou sua vida no futebol no Bayern de Munique B e devido sua fama já no segundo time da Baviera, foi emprestado ao VfB Stuttgart em 2003, onde ficou até 2005.
Começou a prestar serviços ao selecionado alemão em 2004, na Eurocopa. Participou das Copas do Mundo de 2006 e 2010 e estava no plantel da Alemanha durante a Eurocopa de 2008, realizada da Áustria e Suíça. Lahm marcou cinco gols com o manto germânico: Romênia, Costa Rica, Suíça, Bósnia e Herzegovina e Grécia sofreram tentos do lateral-esquerdo.
Quando se fala em títulos, Lahm apresenta um vasto currículo. Cinco Campeonatos da Alemanha, cinco Copas da Alemanha, uma Copa da Liga Alemã, duas Supercopas nacionais e um Liga dos Campeões da Europa. Além de terminar duas Copas do Mundo na terceira posição.
David Alaba: Jogador versátil, pode atuar de lateral e volante.. Austríaco e conhecido como Novo Lizarazu, iniciou no futebol em sua terra natal, No Aspern em 2001 e Áustria Viena de 2002 até 2008, porém profissionalmente, jogou no Bayern de Munique B, Hoffenhein, por empréstimo e está no primeiro time do Baviera desde 2010.
Na seleção da Áustria, prestou serviços nas categorias de base Sub 17 e 19. Chegou ao selecionado principal em 2009 e já acumula 25 partidas. Pelo clube alemão, conquistou sete títulos: Campeonato Alemão 2009/2010, 2012/13; Copa da Alemanha 2009/10, 2012/13; Supercopa da Alemanha 2010, 2012 e a Liga dos Campeões 2012/13. Individualmente, foi considerado em duas ocasiões o melhor Jogador Austríaco do Ano.
Mario Götze: Contratado pelo Bayern de Munique nesta temporada, Gotze é o camisa dezenove do time da Baviera. Antes do Bayern, o jogador atuou pelo Borussia Dortmund e sua transferência gerou noventa e sete milhões de reais aos cofres aurinegros. Bom para o clube, mas os torcedores fiéis do Dortmund não perdoaram o jogador por causa da mudança para um rival. Götze é chamado por “Judas” pelos fãs do Borussia.
Götze foi moldado para tornar-se um craque. Passou por cinco categorias de base da seleção alemã, (Sub-15, 16, 17, 18 e 21) até chegar ao principal selecionado germânico em 2010. O jovem atleta foi elogiado pelo maior futebolista alemão de todos os tempos, Franz Beckenbauer: “Götze tem as mesmas características de Lionel Messi em termos de técnica, visão de jogo e entendimento do jogo. Ele é um jogador instintivo, assim como Lionel Messi”.
Campeão europeu Sub-17 em 2009, considerado o melhor jogador Sub-21 em 2011 e Campeão alemão e da Copa da Alemanha no mesmo ano, Götze tem vasto currículo e já é realidade no ramo futebolístico.
Arjen Robben: Nascido em 1984, Robben pode ser considerado um jogador vitorioso no ramo do futebol. Integrante do selecionado futebolístico holandês, Robben passou por clubes como o PSV Eindhoven, Chelsea, Real Madrid e Bayern de Munique atualmente.
Talvez seja um dos atletas mais vitoriosos do futebol, foi campeão nacional da Espanha, Holanda, Inglaterra (2x) e Alemanha (2x). Ficou com a segunda colocação da Copa do Mundo de 2010 e participou da edição de 2006.
Robben é conhecido pela sua jogada característica de “cortar” para dentro e bater. Entretanto, mais do que isso, o holandês é importante taticamente para o clube alemão. O Bayern precisa do Robben assim como necessita do Ribery. Os dois wingers faziam uma movimentação “pendular” quando Jupp Heynckes era o técnico da equipe: apoiando/organizando o ataque e auxiliando a defesa.
Mario Mandzukic: Jogador croata, é conhecido pela força física, jogadas aéreas e posicionamento sem a bola. Camisa nove e centroavante nato, Mandzukic ganhou status após sua passagem pelo Wolfsburg de 2010 até 2012. O atleta passou pelas categorias de base do selecionado croata, e atuou no principal clube do país por três anos, ganhando três campeonatos nacionais.
Mesmo com uma temporada no Bayern de Munique, o futebolista já tem quatro títulos em seu currículo: Supercopa da Alemanha, Bundesliga, Copa da Alemanha e Liga dos Campeões da Europa. Além das premiações germânicas, Mandzukic ganhou duas Copas da Croácia e fez onze gols pela Seleção.
Inglaterra, Noruega, Geórgia, Letônia, Turquia, Irlanda, Itália, País de Gales, Coreia do Sul e Sérvia já sofreram tentos do jogador do Bayern.