Salve nação! Encerramos a pré-temporada nos EUA com vitória e equipe quase pronta. Enquanto a boal não rola oficialmente, fazemos nosso aquecimento aos domingos e quarta-feiras, com o Fala Blues. Hoje, nosso companheiro de equipe Vinícius Paráboa é o escolhido. Ele tem 18 anos e é de Americana, SP.
Como e quando você conheceu o Chelsea?
Eu era moleque ainda, tinha uns 11 anos. Meu pai tinha acabado de assinar os canais ESPN e resolvi dar uma fuçada. Achei o campeonato inglês, o Chelsea estava jogando, porém não me lembro contra quem. Adorei o estilo de jogo, com Frank Lampard genial no meio-campo, John Terry ‘xerifando’ a zaga e Didier Drogba sendo o matador no ataque.
O que mais te chamou atenção nesse primeiro momento (Exemplo: a torcida, o estádio, algum jogador etc)?
Pode parecer meio idiota, mas o que me chamou para ser torcedor do Chelsea na época, foi a cor azul. Naquele tempo, eu era um moleque muito fanático pelo Grêmio de Porto Alegre e daí ver um time como o Chelsea me influenciou a ser torcedor blue. Hoje, claro, não torço pro Chelsea por um motivo tão bobo.
Quem é seu maior ídolo no clube? Por quê?
Frank Lampard, com certeza. Era ele quem fazia o time do Chelsea funcionar, ele era a grande engrenagem da máquina blue. Sempre deixava algum companheiro na cara do gol, aquilo me fascinava. Hoje, ‘Lamps’ não está na sua melhor forma, mas se sair do nosso time será a maior dor que um torcedor blue terá.
Qual título ou partida do Chelsea mais te marcou?
Acho que a partida que mais me marcou foi a classificação para a final da UEFA Champions League da temporada passada. O Chelsea, com Terry expulso, perdendo de 2×0, em pleno Camp Nou, contra o time da moda, o Barcelona, arrancou o empate e se classificou para ser campeão sobre o Bayern. Não haverá partida como aquela. Drogba jogando de lateral, Messi perdendo pênalti, Torres fazendo o gol ‘que valeu 50 milhões de libras’. Ficará para sempre na minha memória o momento do apito final e eu sair correndo pela casa, atirando minha camisa do Lampard para cima.
Vários grandes jogadores já vestiram a camisa do Chelsea. Como você montaria seu ‘Dream Team’?
4-3-3. Petr Cech; Ivanovic, John Terry, Ricardo Carvalho e Ashley Cole; Claudé Makelélé, Frank Lampard e Gianfranco Zola; Eden Hazard, Juan Mata e Didier Drogba.
O que você faria se ganhasse ‘Um dia de Torcedor’ e pudesse acompanhar o elenco durante os treinos e assistir a uma partida em Stamford Bridge?
Levar minha camisa do Lampard, pedir autógrafos e fotos com todos os jogadores, e durante o jogo balançar a bandeira grande e xadrez do Chelsea, que balançam antes de todas as partidas.
Qual jogador de outro clube você gostaria de ver com a camisa azul?
Mats Hummels, zagueiro do Borussia Dortmund. Faria uma dupla de zaga espetacular com John Terry. Para mim David Luiz é um zagueiro fraco e Gary Cahill não atravessa sua melhor fase. O alemão é jovem, para este que vos fala é o melhor em sua posição no mundo.
Texto enviado em 26/11/12