Especial: Dois goleiros, dois líderes – Parte II

Petr Cech como capitão do Chelsea (Foto: Getty Images)
Petr Cech como capitão do Chelsea (Foto: Getty Images)

O site oficial do Chelsea vem fazendo um especial sobre goleiros que tiveram o prazer de ser capitães do clube em algum momento de sua história. A primeira edição contou com fatos sobre Willie Foulke e Carlo Cudicini. Em sua segunda edição, os goleiros Peter Bonetti, Dave Beasant e Petr Cech serão os homenageados.

Peter Bonetti

É o segundo jogador com mais jogos na história do Chelsea, com 729 partidas em mais de 20 anos, com uma pequena pausa nos anos 70, quando Bonetti foi jogar nos Estados Unidos pelo  St. Louis Stars.

Sua estreia foi aos 18 anos, em uma vitória por 3-0 contra o Manchester City em Abril de 1960. Fez parte do time campeão da Copa da Liga de 1965, FA Cup de 1970 e a Recopa Europeia de 1971, sendo capitão nas duas últimas conquistas, quando já ultrapassava a marca de 400 jogos pelo Chelsea.

Bonetti também esteve presente em duas Copas do Mundo pela Inglaterra como reserva: campeão em 1966 e em 1970, onde pode atuar na eliminação inglesa por 3-2 contra a Alemanha Ocidental. Peter deixou o Chelsea em 1979 com mais de 200 clean sheets e tendo concedido um ou menos gols em 2/3 de seus jogos pelos Blues.

Dave Beasant

Chegou ao clube em 1989 vindo do Newcastle, tomou a posição imediatamente de Roger Freestone e ajudou o Chelsea a conquistar a segunda divisão daquele ano. Sua primeira partida como capitão foi na vitória contra o Swindon por 1 a 0, quando o então capitão, Andy Townsend, teve que ser substituído por estar inconsciente em campo.

Durante a temporada de 1990-91, Beasant foi capitão por mais seis partidas, incluindo um jogo contra o Derby County. No intervalo, o Chelsea vencia por 3-1, mas sofreu a virada no segundo tempo. Com pouco mais de 15 minutos no relógio, Dennis Wise empatou. Em um contra-ataque iniciado por Beasant, Gordon Durie marcou o quinto e Graeme Le Saux completou o placar.

Beasant deixou o Chelsea em Novembro de 1993 como destino o Southampton. Ele deixou o Chelsea com 157 partidas. Atualmente é o treinador de goleiros do Stevenage e chegou a ficar como reserva em duas partidas da terceira divisão inglesa, aos 55 anos.

Petr Cech

Segundo jogador com mais atuações pelo Chelsea do elenco atual com 482, Petr Cech é um dos símbolos da equipe vitoriosa da última década.

Com 32 partidas como capitão, sendo a última na vitória recente contra o Bolton pela Copa da Liga, Cech estreou com a faixa em uma partida da Champions League, uma vitória por 2-0 contra o Bayer Leverkusen.

Cech sempre foi a quarta opção como capitão, sempre quando John Terry, Frank Lampard e Didier Drogba não estavam disponíveis. E uma das suas defesas mais bonitas com a camisa azul foi quando ele era capitão. Na vitória contra o Manchester United pela sexta rodada da FA Cup na temporada 2012-13, impedindo Javier “Chicharito” Hernandez em marcar.

Category: Conteúdos Especiais

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.