Especial: Conheça Ruben Loftus-Cheek

(Foto: Getty Images)
Garoto deve estrear com a equipe principal no Stamford Bridge (Foto: Getty Images)

O técnico do Chelsea, José Mourinho, surpreendeu a todos nesta terça-feira (9) declarando que o garoto de 18 anos Ruben Loftus-Cheek fará sua estreia pela equipe principal dos Blues em algum momento do jogo desta quarta-feira ante ao Sporting Lisboa pela Champions League.

Com o Chelsea já classificado para a próxima fase da maior competição de clubes da Europa, Mourinho decidiu poupar algumas de suas estrelas para enfrentar os portugueses. Essa será a oportunidade para o sub-19 da Inglaterra fazer sua transição para o elenco principal do clube que se encontra desde os 8 anos de idade.

Sobre o jogador, Mourinho disse: “A forma que ele está treinando com a gente, cada vez me dá mais garantia da sua qualidade e sua ambição. Estou muito feliz em dar chance a um jovem, especialmente quando eu sinto que eles podem ir bem e construir uma carreira no Chelsea. Ele é um jogador inglês, de 18 anos, totalmente formado no Chelsea. Se ele for bem, será muito bom”, destacou.

Quem é Ruben Loftus-Cheek?
Nascido em Lewisham, em janeiro de 1996, Loftus-Cheek é um londrino, de 1,93m, que veste a camisa a camisa do Chelsea há 10 anos, desde que entrou para o time sub-8 do clube. Ele tinha apenas 14 anos quando fez sua primeira aparição entre os sub-18, entrando durante uma partida de FA Youth-Cup.

Desde então, ele conduziu o clube, como capitão, para a conquista do mesmo torneio (este ano), estrelou na UEFA Youth League e tem sido regular na equipe sub-21 ao longo dos últimos 18 meses. Ele fez sua estreia pelos profissionais – em amistosos – durante a turnê nos Estados Unidos em maio de 2013.

Loftus-Cheek enfrentou o Manchester City durante a excursão pelos Estados Unidos (Foto: Getty Images)
Loftus-Cheek enfrentou o Manchester City durante a excursão pelos Estados Unidos (Foto: Getty Images)

Participações internacionais
Loftus-Cheek capitaneou a Inglaterra sub-16 na caminhada ao título da Victory Shield, três anos atrás, e passou também pela equipes sub-17. Pelo sub-19, acumulou dez partidas (com apenas uma derrota) e seis gols – o mais recente em uma vitória por 3 a 0 contra a Itália, em novembro.

Estilo de jogo
Sua altura, misturada a posição de meio-campista e a habilidade para dominar o centro do gramado, significa que Loftus-Cheek é identificado como uma espécie de clone de Nemaja Matic. Esta comparação tem seus méritos: ambos jogadores são altos e de muita força física. Ambos fazem bom trabalho de distribuição de jogo, recuando até os defensores para receber a bola e passar mais à frente.

No entanto, enquanto o sérvio é um protótipo do volante moderno – que cobre os espaços, mistura passes curtos com lançamentos longos e permite que os companheiros mais avançados sejam goleadores – Loftus-Cheek é mais parecido com Patrick Vieira.

Como a ex-estrela do Arsenal, ele mistura capacidade nos desarmes no seu próprio campo com um talento para a condução da bola, correndo pelo meio-campo e levando consigo sua equipe. Aparenta ser mais móvel que Matic e usa melhor sua aceleração em seu benefício. Além disso, chega mais à frente em condições de finalizar e passar a bola para seus companheiros – algo que Vieira nunca teve medo de fazer nos seus dias no Highbury.

Abaixo, Loftus-Cheek (camisa 8) parte do campo de defesa para construir a jogada do gol de Dominic Solanke:

Por que sua transição é tão importante?
Essencialmente, porque os Blues não têm feito isso. Desde a descoberta de John Terry, o Chelsea não teve um jogador da base desempenhando um papel importante na equipe principal. Com Roman Abramovich despejando dinheiro no clube, os técnicos não têm tido tempo para trabalhar os jovens jogadores, uma vez que o resultado precisa ser imediato. Assim, os caminhos para o elenco profissional foram bloqueados, independentemente do que as categorias de base têm conseguido.

Como capitão, ergue a taça da FA Youth Cup na última temporada (Foto: Christopher Lee/The FA)
Como capitão, ergue a taça da FA Youth Cup na última temporada (Foto: Christopher Lee/The FA)

Mas agora, José Mourinho espera ficar no clube por um período considerável e está se preparando para trabalhar com alguns jovens jogadores. Ele está esperando para arrancar o rótulo de “cemitério” de jovens talentos do clube. E o português tem acompanhado uma série de atletas que, se não se tornarem jogadores de seleção, se sentirá culpado.

“Eu tenho jogadores que serão jogadores do Chelsea. E quando eles se tornarem jogadores do Chelsea, se tornarão jogadores da Inglaterra, quase com certeza”, disse o treinador.

Solanke já participou do último confronto pela Champions League contra o Maribor. Agora, Loftus-Cheek, capitão do time campeão da FA Youth Cup na temporada passada, tem sua chance. Se ele agarrá-la, pode abrir portas para si mesmo e para seus companheiros da base na primeira equipe.

*Matéria originalmente publicada no Mirror

Category: Conteúdos Especiais

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.