Especial: Chelsea x Sunderland, vitórias deixaram de ser uma certeza

Empate no último confronto exemplifica equilíbrio recente (Foto: Getty Images)
Empate no último confronto exemplifica equilíbrio recente (Foto: Getty Images)

O Chelsea receberá o Sunderland na última rodada da Premier League 2014/15 com o título assegurado. Aquele clima de festa, entrega do troféu, vitória garantida, certo? Os últimos confrontos entre as equipes discordam, mostrando um equilíbrio surpreendente e derrotas dolorosas para os comandados de José Mourinho.

Nos últimos cinco encontros, duas vitórias para cada lado e um empate, mas não foram vitórias como quaisquer outras. O Sunderland eliminou o Chelsea da Carling Cup de 2013/14 com um gol no último minuto da prorrogação, marcado por  Sung-Yueng Ki. Poucos dias antes, em jogo válido pela Premier League, um show de Eden Hazard garantiu a vitória dos Blues por 4×3.

Vale relembrar que as boas atuações dos Black Cats coincidem com uma fase de reestruturação do Chelsea. De 2013 até hoje, período de maior equilíbrio, o clube londrino acabava de enfrentar uma eliminação precoce na UEFA Champions League (primeiro campeão a cair na fase de grupos no ano seguinte); a perda do título mundial de clubes para o Corinthians e uma grave crise de identidade. Rafael Benitez, tão odiado pela torcida, foi contratado para treinar o time. A insegurança de Fernando Torres comandava o ataque, que também contava com o senegalês Demba Ba. Enfim, não eram os melhores dias para ir torcer em Stamford Bridge.

Porém, como diz o ditado, “Dias melhores virão.” No caso, veio uma temporada nova. A volta do Special One e a contratação do camaronês Samuel Eto’o encheram o torcedor de esperanças, mas o Sunderland ainda estava lá, amargurando o caminho. Em abril de 2014, o Chelsea perdeu seu primeiro jogo em casa sob o comando de Mourinho, justamente contra o Sunderland – 2×1. Eram 77 jogos sem perder (incluindo as duas passagens do treinador português em Londres).

HISTÓRICO (Últimos cinco jogos):

07/04/13 – 32ª rodada da Premier League: Chelsea 2×1 Sunderland (Kilgallon – contra, Ivanovic; Azpilicueta – contra)

A última vitória em casa sobre o Sunderland não foi das mais fáceis. Apesar do domínio durante quase todo o jogo, foram os visitantes que começaram atacando, com arremates que não ofereceram perigo. O predomínio azul não foi convertido em gols, pelo contrário, o time que tanto buscou, sofreu o revés. No último lance do primeiro tempo, Cesar Azpilicueta marcou contra e deu a vantagem à equipe do norte da Inglaterra.

Logo no começo da etapa complementar, o troco veio na mesmo moeda, com o gol contra de Kilgallon. O empate alavancou o Chelsea, que chegou à virada poucos minutos depois, em um gol de Ivanovic. O Sunderland não ofereceu resistência e viu os Blues administrarem a vitória, fundamental na campanha de recuperação em uma temporada desastrosa para os azuis de Londres.

Partida foi marcada por dois gols contra, um para cada lado (Foto: Getty Images)
Partida foi marcada por dois gols contra, um para cada lado (Foto: Getty Images)

04/12/13 – 14ª rodada da Premier League: Sunderland 3×4 Chelsea (Altidore, O’Shea, Bardsley; Lampard, Hazard x2, Bardsley – contra)

Discutivelmente o melhor jogo do retrospecto recente. Tentando acompanhar o Arsenal na liderança do campeonato, o Chelsea visitou os comandados de Gustavo Poyet – ídolo dos Blues. Em uma atuação excepcional de Eden Hazard, os londrinos venceram e convenceram. O jogo não começou tão bem como terminou, tanto que Jozy Altidore abriu o placar para os mandantes logo nos primeiros minutos. Poucos instantes depois, Frank Lampard empatou o jogo e Hazard virou ainda no primeiro tempo, iniciando seu show.

Já na etapa final, o jogo voltava ao equilíbrio quando John O’Shea empatou novamente, mas não por muito tempo, pois o belga da camisa 17 voltou a marcar em um belo chute de fora da área. O Sunderland pressionava por um novo empate, mas a vitória do Chelsea se confirmou a cinco minutos do fim, em um gol contra de  Bardsley. Jogo muito agitado, uma vitória suada e merecida para os Leões de Stamford Bridge.

Hazard foi o grande destaque na última vitória sobre o Sunderland, em 2013 (Foto: SKY Sports)
Hazard foi o grande destaque na última vitória sobre o Sunderland, em 2013 (Foto: SKY Sports)

17/12/13 – Quartas de final da Capital One Cup: Sunderland 2×1 Chelsea (Borini, Ki; Cattermole – contra)

Jogos das copas normalmente não atraem grandes públicos aos estádios britânicos. Mas aposto que muitos fãs mudariam de ideia só para ver ao menos o segundo tempos desse jogo. É verdade que a primeira etapa não foi nada inspiradora, com muitos chutes errados e mais disputa do que jogo. Na segunda metade da partida, o futebol começou a aparecer. Nos primeiros instantes após o intervalo, Lee Cattermole marcou um gol contra e deu a vantagem ao Chelsea. Os Black Cats cresceram após o revés e buscaram o resultado, liderando estatísticas de posse de bola e finalizações.

Nos últimos minutos, Fabio Borini – ele de novo, empatou o jogo e forçou a prorrogação, para o delírio dos não muitos torcedores no Stadium of Light. A falta de pontaria também predominou o tempo extra, até que Sung-Yueng Ki desempatou para os mandantes poucos instantes antes do apito final. Era menos um troféu a ser disputado na temporada 2013/14.

Sul-coreano eliminou o Chelsea com gol no fim da prorrogação (Foto:Action Images / Lee Smith)
Sul-coreano eliminou o Chelsea com gol no fim da prorrogação (Foto:Action Images / Lee Smith)

19/04/14 – 35ª rodada da Premier League: Chelsea 1×2 Sunderland (Eto’o; Wickham, Borini)

Na briga pelo título inglês da temporada 2013/14, o Chelsea foi com tudo para cima do Sunderland. A pressão inical deu resultado, com o gol de Samuel Eto’o em menos de 15 minutos jogados. Depois disso, o time relaxou e viu o adversário crescer. Poucos minutos depois, o garoto Connor Wickham aproveitou rebote do goleiro Schwarzer dentro da área e empatou. Daí em diante, os londrinos dominaram os números do jogo, mas não convertiam as estatísticas em gols. Na reta final do jogo, Azpilicueta cometeu pênalti em Fabio Borini, que não desperdiçou e deu a vitória ao Sunderland.

Após 77 jogos em Stamford Bridge com José Mourinho, vinha a derrota (Foto: Getty Images)
Após 77 jogos em Stamford Bridge com José Mourinho, vinha a derrota (Foto: Getty Images)

29/11/14 – 13ª rodada da Premier League: Sunderland 0x0 Chelsea

Jogo do primeiro turno da temporada 2014/15 foi frio e pouco animado. O Chelsea vinha embalado por bom início de temporada (10 vitórias e dois empates), enquanto o Sunderland flertava com a zona de rebaixamento. Os Blues tinham todo o poderoso elenco à disposição, mas não criaram grandes chances durante a partida – uma bola na trave de Willian foi o mais perto que o time chegou das redes. Com solidez e entrosamento, o time do norte da Inglaterra deu trabalho com boas chegadas e apoio dos defensores no ataque. Restava ao Chelsea os arremates de longa distância, mas Hazard; Fàbregas e Matic não estavam com boa pontaria na ocasião. Resultado: jogo truncado e um ponto para cada lado.

Jogo teve lances pegados e pouca emoção (Foto: Ian MacNicol/ AFP)
Jogo teve lances pegados e pouca emoção (Foto: Ian MacNicol/ AFP)

A última partida foi disputada no Stadium of Light, válida pela Premier League. Agora, o confronto que encerra a Liga Inglesa ocorre no dia 24 de maio, às 11 horas (horário de Brasília) e tem cobertura completa do Chelsea Brasil.

Category: Conteúdos Especiais

Tags:

Article by: Lucas Sanches

Eterno projeto de jornalista. Apaixonado por futebol e viúvo do Fernando Torres. Hazard é o melhor jogador do mundo. Twitter: sanches_07