Desde que o Chelsea passou a disputar o título da Premier League com mais frequência, após a compra do clube por Roman Abramovich, o Manchester United se firmou como um dos principais adversários nas brigas por títulos nacionais e, eventualmente, até europeus.
De 2003 para cá, as duas equipes proporcionaram momentos inesquecíveis e transformaram o confronto em um verdadeiro clássico inglês, cercado de expectativa, rivalidade e bom futebol. Dois anos depois, em 2005, o Chelsea conquistaria o Campeonato Inglês pela segunda vez em sua história – primeira vez na era Premier League e criaria, com isso, uma situação que colocaria de vez lenha na fogueira do confronto entre Blues e Red Devils: a famosa Guard of Honour de 2005.
O ato é um sinal de respeito muito comum em apresentação e eventos militares da Grã Bretanha e também ocorre com alguma frequência nos esportes bretões. A Guard of Honour nada mais é que, no jogo seguinte a confirmação de um título, o time que recebe o campeão em sua casa, perfaz uma fila para receber sob aplausos o adversário, em sinal de respeito pela conquista recém confirmada.
Em 2005, em pleno Old Trafford, o Manchester United recebeu o Chelsea após a confirmação do título da Premier League pelos Blues, com uma salva de palmas. À época, a Premier League tentava tornar o ato obrigatório ano após ano, mas não deu muito certo. Contudo, o United teve que aplaudir os Blues em sua casa, gerando uma certa polêmica entre torcedores do time de Manchester e sendo motivo de chacota por parte dos londrinos. O episódio acendeu ainda mais o fogo da rivalidade e seria um passo importante para se estabelecer o confronto como um dos principais da Europa.
A partida em questão terminou com placar de 3 a 1 para o Chelsea, coroando um título indiscutível. De lá para cá, são 29 confrontos entre as duas equipes, pelas mais diversas competições, com 12 vitórias dos Blues, sete empates e dez vitórias do United, mostrando um confronto equilibrado, mas com ligeira vantagem azul.
Nos últimos dez embates, contudo, o Chelsea leva ampla vantagem sobre o rival, com quatro vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas; com os Blues ostentando uma invencibilidade de sete jogos, que dura desde outubro de 2012.
Os times também são conhecidos por terem disputado finais um contra o outro, com confrontos emocionantes. Em maio de 2007, Chelsea e Manchester United disputaram a primeira final de FA Cup no novo Wembley, com os Blues ganhando por 1 a 0, gol de Didier Drogba, o rei de Wembley, garantindo assim um título histórico.
Um ano depois foi a vez da página mais triste da história recente dos Blues, a perda da UEFA Champions League, nos pênaltis, para o rival. A imagem de John Terry desolado após a perda do pênalti que poderia dar o título ao Chelsea nunca sairá do imaginário dos torcedores azuis.
Os dois clubes também disputaram algumas Community Shields, quatro para ser específico, com empate de dois títulos para cada lado. O Chelsea venceu em 2000 e 2009 e o Manchester em 2007 e 2010.
Fique de Olho
Ashley Young foi de praticamente descartado sobre o comando de Louis van Gaal para um jogador fundamental no time do holandês em pouco tempo. O winger vinha ganhando poucas chances no time principal do United, até ser reposicionado como praticamente um lateral esquerdo, onde tem demonstrado bom futebol, tendo, inclusive, tido atuação de gala no derby de Manchester, na última rodada. O inglês marcou um gol, deu duas assistências e demonstrou grande futebol na vitória por 4-2 do United sobre o City. É para ficar de olho!
Personagem da partida
Não seria possível eleger outro personagem da partida que não fosse Juan Mata. O espanhol, que venceu a UEFA Champions League pelo Chelsea e era ídolo em Stamford Bridge, trocou Londres por Manchester em janeiro do ano passado, após estar insatisfeito nos Blues.
O meia já foi, inclusive, o personagem decisivo de um duelo entre as duas equipes, mas pelo lado azul. Em maio de 2013, as duas equipes disputavam partida equilibrada e dura, até que aos 87 minutos de jogo Juan Mata encontrou espaço para marcar o gol da vitória dos Blues, em um dos jogos mais disputados do derby nos últimos anos. Mata, com a camisa do Chelsea, também já havia marcado em outras duas oportunidades contra o United.
Esta será a segunda partida de Juan Mata contra seu ex-time e a primeira do espanhol em Stamford Bridge: vamos esperar para ver a recepção que os torcedores azuis darão ao meia, que teve papel importante em grandes conquistas dos Blues, como a Europa League e a FA Cup.
Último confronto
Na última vez que as equipes se enfrentaram, houve empate por 1 a 1, com um gol de Drogba digno dos velhos tempos do atacante com a camisa azul. O empate do Manchester saiu no último minuto, quando o Chelsea parecia dar como certa a vitória. Poucos minutos antes do gol, Mourinho tinha feito substituições que deixavam o time com três zagueiros, três volantes e ainda Ivanovic, mas ao invés de ajudar a manter o resultado, a formação contribuiu para chamar o adversário para o campo do Chelsea, tendo como consequência o empate no finalzinho.
A partida foi disputada em Old Trafford e foi válida pela Premier League. Desta vez, o confronto será em Londres e pode ser muito importante para deixar o Chelsea mais tranquilo na briga pelo título da Premier League. Os Blues tem sete pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Arsenal, e ainda um jogo a menos. Após o duelo contra o United, líder e vice-líder se enfrentam no Emirates Stadium, por isso uma vitória sobre o Manchester pode deixar o Chelsea mais próximo de levantar a taça. O confronto acontece neste sábado às 13 e 30 (horário de Brasília) e tem cobertura completa do Chelsea Brasil.