Especial: Chelsea x Newcastle, uma rivalidade entre o sul e o norte

Chelsea e Newcastle em campo em abril de 1972 (Foto: Getty Images)
Chelsea e Newcastle em campo em abril de 1972 (Foto: Getty Images)

Recentemente, Chelsea e Newcastle tem protagonizado duelos complicados e equilibrados. Às vésperas de um novo encontro, reunimos alguns momentos marcantes da histórias entre os dois times, desde a fundação do Chelsea (historicamente mais novo que os demais clubes) até os dias atuais. No início do século XX, quando o Chelsea foi fundado, o Newcastle atingia seu ápice em pouco mais de dez anos após sua criação, conquistando o Campeonato Inglês três vezes entre os anos de 1905 e 1909. O Chelsea disputou a Segunda Divisão Inglesa, enquanto o Newcastle dominava a Primeira Divisão.

Em 1907, Chelsea e Newcastle disputavam a Primeira Divisão e se encontraram pela primeira vez no dia 14 de setembro do mesmo ano, no St. James Park, diante de 35.000 torcedores. O confronto terminou 1 a 0 para o Newcastle.

Time que disputou a primeira partida entre Chelsea e Newcastle
Time que disputou a primeira partida entre Chelsea e Newcastle (Foto: Divulgação)

Após essa partida, ocorreram outros 155 jogos, com vantagem para o Chelsea, que venceu 65 partidas, contra 52 vencidas pelo Newcastle e 39 empates. Um dos confrontos mais importantes entre os dois times, aconteceu em 1955. Na temporada anterior (1954-1955), o Chelsea havia vencido a primeira divisão do Campeonato Inglês e o Newcastle tinha se consagrado campeão da FA Cup.

No início da nova temporada, os dois times se encontraram para disputar a tradicional FA Charity Shield (atual Community Shield). Naquele ano, a partida foi disputada em Stamford Bridge, com um público de 12.802 pessoas. O Chelsea venceu por 3 a 0, com gols marcados no segundo tempo por Roy Bentley, Frank Blunstone e um gol contra de Alf McMichael.

Chelsea e Newcastle disputaram a Charity Shield de 1955 (Foto: Chelsea FC)
Chelsea e Newcastle disputaram a Charity Shield de 1955 (Foto: Chelsea FC)

Na década de 80, os dois times passaram por momentos difíceis. O Chelsea colocou em prática o projeto da construção da ‘’East Stand’’ com o objetivo de ampliar a capacidade do Stamford Bridge. Durante este período, o Chelsea afundou numa crise econômica e, no final da década de 70, não conseguiu contratar nenhum jogador.

Esses fatores levaram o Chelsea de volta a segunda divisão no início da década de 80. No primeiro encontro entre as equipes na segunda divisão, o Newcastle bateu o Chelsea, em casa, por 2 a 1. Porém, nos dois jogos seguintes, o Chelsea goleou o Newcastle marcando 10 gols contra o time preto e branco (4-0; 6-0). Na temporada de 1983/ 1984, os Blues terminaram campeão da segunda divisão e o Newcastle ficou em terceiro lugar, dessa forma os dois times voltaram juntos a primeira divisão colocando fim a crise das duas equipes.

https://www.youtube.com/watch?v=L8yqG0IfPYI

Nos anos 90, Chelsea e Newcastle começaram a protagonizar jogos emocionantes, principalmente na FA Cup. Em janeiro de 1996, os dois times se enfrentaram em jogo válido pelo 3rd Round da FA Cup. Após dois empates (1-1 e 2-2), o jogo, disputado no St. James Park, foi para os pênaltis e terminou com a vitória (4-2) e consequente classificação dos blues, que foram eliminados nas semifinais pelo futuro campeão, Manchester United.

Revista oficial do Chelsea destacando o jogo contra o Newcastle pelo 3rd Round da FA Cup (Foto: Collectsoccer.com)
Revista oficial do Chelsea destacando o jogo contra o Newcastle pelo 3rd Round da FA Cup (Foto: Collectsoccer.com)

Um dos principais confrontos entre Chelsea e Newcastle aconteceu no dia 9 de abril de 2000, pela semifinal da FA Cup, no Wembley. Naquele jogo, o time de Londres precisou contar com a sorte. Com menos posse de bola e menos criativo, os blues marcaram duas vezes com o uruguaio Gus Poyet e o Newcastle descontou com Rob Lee. O Chelsea voltou a Wembley para disputar a final da FA Cup no dia 20 de maio, contra o Aston Villa, tornando-se campeão do torneio naquela temporada.

Na história recente do confronto, o Chelsea leva ligeira vantagem. Além de estar passando por um momento melhor na Premier League, no início deste milênio, o time azul conseguiu se sobressair nos jogos de competições eliminatórias. Porém, o último confronto mata-mata entre as equipes, a Carling Cup 2010/2011, terminou com uma vitória de 4 a 3 para o Newcastle em pleno Stamford Bridge.

https://www.youtube.com/watch?v=5a7-xsmCEdU

No último confronto entre as equipes, o Chelsea também não foi feliz. A partida, disputada no último dia 06 de dezembro, encerrou uma invencibilidade de 23 jogos e impediu os blues de estabelecerem um novo recorde de série invicta.

https://www.youtube.com/watch?v=ZWWOq7TOwEA

Chelsea e Newcastle se enfrentam nesse sábado (10), às 13 horas (horário de Brasília), no Stamford Bridge. A partida terá cobertura completa do Chelsea Brasil.

Category: Conteúdos Especiais

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.