Há pouco mais de 50 anos, o Chelsea conquistava sua primeira League Cup. Jogando no Filbert Street (estádio do Leicester City até 2002), no dia 5 de abril de 1965, o capitão Colin Appleton levantava a taça.
Naquela época as finais eram disputadas em partida de ida e volta. O primeiro jogo foi no dia 15 de março no Stamford Bridge para mais de vinte mil pessoas. O Chelsea não contava com o Barry Bridges, contundido, e para seu lugar foi escalado Eddie McCreadie. Logo com 13 minutos de partida, Allan Young, zagueiro central dos blues, se contundiu e, como não existia substituição, o Chelsea foi obrigado a enfrentar o Leicester com apenas dez jogadores.
Mesmo jogando com um a menos, Bobby Tambling abriu o placar aos 33 minutos. Mas, logo com um minuto da etapa complementar, o capitão do Leicester, Colin Appleton, empatou o jogo.
Já com 25 minutos de jogo, Terry Venables voltou a colocar os Blues a frente do marcador, após cobrança de penalidade. E cinco minutos mais tarde Jimmy Goodfellow voltou a empatar.
Faltando menos de dez minutos para o fim, McCreadie, que substituía Bridges, carregou a bola por mais de 60 metros deixando vários marcadores para trás e finalizou forte para vencer o goleiro Gordon Banks, que seria campeão mundial com a Inglaterra em 1966.
FICHA TÉCNICA:
CHELSEA: Peter Bonetti; Ron Harris, Johnny Boyle, Eddie McCreadie, Marvin Hinton, Allan Young, Terry Venables, John Hollins, Bert Murray, Bobby Tambling, George Graham.
Técnico: Tommy Docherty
Leicester City: Gordon Banks; Len Chalmers, John Sjoberg, Graham Cross, Richie Norman, Ian King, Colin Appleton, Jimmy Goodfellow, Davie Gibson, Billy Hodgson, Tom Sweenie
Técnico: Matt Gillies
Gols: 33′ Tambling (CHE), 46′ Appleton (LEI), 70′ Venables (CHE)(p), 75′ Goodfellow (LEI), 81′ McCreadie (CHE)
Árbitro: Jim Finney
Estádio e público: Stamford Bridge / 20690 presentes
20 dias depois da primeira partida, aconteceu o jogo da volta. O Filbert Street contava com quase 27 mil pessoas que acreditavam que o Leicester poderia conquistar a vitória. Mas o que os torcedores viram foi um jogo apertado, onde ambas equipes marcaram bem.
Com o placar de 0 a 0, o Chelsea conquistou seu primeiro título da League Cup e segundo título doméstico, dez anos depois de conquistar a Primeira Divisão.
FICHA TÉCNICA:
Leicester City: Gordon Banks, John Sjoberg, Graham Cross, Clive Walker, Richie Norman, Bobby Roberts, Colin Appleton, Mike Stringfellow, Jimmy Goodfellow, Davie Gibson, Billy Hodgson
Técnico: Matt Gillies
CHELSEA: Peter Bonetti, Ron Harris, Johnny Boyle, Eddie McCreadie, John Mortimore, Marvin Hinton, Terry Venables, Frank Upton, Bert Murray, Bobby Tambling, Barry Bridges
Técnico: Tommy Docherty
Árbitro: Kevin Howley
Estádio e público: Filbert Street / 26957 presentes
CAMPANHA:
Round 2 – Birmingham City 0 x 3 Chelsea
Round 3 – Chelsea 4 x 0 Notts County
Round 4 – Chelsea 3 x 2 Swansea City
Round 5 – Workington Town 2 x 2 Chelsea
Round 5 (reply) – Chelsea 2 x 0 Workington Town
Semi-final (1º jogo) – Aston Villa 2 x 3 Chelsea
Semi-final (2º jogo) – Chelsea 1 x 1 Aston Villa
Final (1º jogo) – Chelsea 3 x 2 Leicester City
Final (2º jogo) – Leicester City 0 x 0 Chelsea
ÚLTIMO CONFRONTO
A última partida entre Chelsea e Leicester City foi na segunda rodada desta Premier League. No dia 23 de agosto de 2014, ainda início de temporada, os Blues estavam buscando o melhor futebol. A partida foi complicada, os Foxes montaram uma defesa sólida e saiam bem para o contra ataque. Na primeira etapa, Courtois salvou o Chelsea em várias oportunidades. Somente na segunda etapa que as estrelas resolveram aparecer e decidiram a partida. Ivanovic fez uma bela jogada pela direita e tocou para Diego Costa abrir o placar. Logo depois, Hazard fez jogada individual, marcou o segundo gol, matando o jogo e decretando a vitória.
O confronto desta quarta-feira (29), será válido pela 27ª rodada. Um jogo adiado por conta que o Chelsea disputou a final da Capital One Cup contra o Tottenham. Este jogo tem grande importância para equipe de José Mourinho. Caso conquiste a vitória, ficará a uma vitória do pentacampeonato da liga inglesa. O confronto acontece nesta quarta-feira às 15h45 (horário de Brasília) e terá cobertura completa do Chelsea Brasil.