
No final de fevereiro do ano de 2002, o francês Marcel Desailly, um dos pilares do Chelsea naquele ano, reclamou bastante do gramado de Stamford Bridge após uma partida válida pelo campeonato inglês daquela temporada. Segundo Desailly, a grama era horrorosa e que as pessoas que tomavam conta ‘enganavam’ a todos com seus cuidados, já que definitivamente o gramado era muito mal tratado.
Depois de ser comprado pelo magnata russo Roman Abramovich, o Chelsea passou a jogar um futebol rápido, com muitos passes e com muita agilidade, por tanto, o gramado naquelas condições atrapalhava bastante o rendimento dos jogadores. Foi então que o diretor da época, Collin Hutchinson, resolveu escutar as críticas de Desailly e organizou um investimento de 125 mil libras exclusivamente para a substituição do gramado. A pressão era tanta que Hutchinson foi ligeiro: a nova grama estaria pronta já para a próxima partida que o Chelsea faria em casa, neste caso, contra um dos maiores rivais do Chelsea, o Fulham.
Perguntado sobre a possibilidade dessa pequena reforma atrapalhar o desempenho dos Blues – o Chelsea até então estava seis jogos sem perder -, Hutchinson afirmou que não, muito pelo contrário, já que o gramado viria de ‘Lincolnshire’, mesmo lugar que utilizava o Manchester United em seu gramado de Old Trafford.
É aí que a história fica interessante. Reza a lenda que um dos responsáveis por essa pequena ‘obra’ de substituição do gramado de Stamford Bridge era um torcedor fanático do Sunderland, time do nordeste da Inglaterra. E, por isso, enterrou bem no centro do gramado, no lugar mais fundo possível, uma camiseta do Sunderland.
A lenda é bem conhecida na Inglaterra e por vários torcedores do Chelsea no mundo.
Após a suposta camiseta enterrada em 2002, Chelsea perdeu alguns jogos para o Sunderland em SB
Ao todo, Chelsea e Sunderland se enfrentaram 106 vezes em partidas válidas pela Premier League, com 53 jogos em Stamford Bridge e 53 no Stadium of Light. O histórico mostra ampla vantagem do Chelsea, que venceu 53 partidas, empatou 18 e perdeu 35 vezes.

Após o ano de 2002, o Sunderland conseguiu vencer o Chelsea em casa em duas ocasiões que ficaram bem marcadas na mente do torcedor azul. Na temporada 2010/2011, o time do nordeste da Inglaterra venceu os comandados do então técnico Carlo Ancelotti em Stamford Bridge por 3 a 0. A derrota foi bastante dolorida, principalmente porque o Chelsea vinha vencendo suas partidas. No final dessa temporada, o Manchester United se consagrou campeão inglês.
Naquela ocasião, o Chelsea entrou a campo com: Cech, Ivanovic, A.Cole, Bosingwa e Paulo Ferreira; Ramires, Mikel, Malouda e Zhirkov; Drogba e Anelka. Vale destacar que Branislav Ivanovic escapou de um cartão vermelho após entrada forte em Danny Welbeck (hoje no Arsenal), porém o juiz deu vantagem e Onuoha abriu o placar para os visitantes.
Confira abaixo a ficha técnica da partida e um vídeos com os gols do 2º tempo:


Porém, sem dúvidas, a derrota que vai marcar pra sempre o torcedor do Chelsea e principalmente o treinador José Mourinho aconteceu na temporada 2013/2014, quando o português reassumiu o comando do clube. É sabido que até então, Mourinho jamais havia perdido em Stamford Bridge em 78 partidas válidas pela Premier League, mas o Sunderland tratou de colocar um fim nessa incrível marca. Além disso, o Sunderland (até então o lanterna da competição) também colocou um ponto final nas pretensões de título do Chelsea.
Os Blues saíram na frente com um gol do camaronês Samuel Eto’o. Porém, Connor Wickman empatou e aí a lei do ex se aplicou: Fábio Borini, ex jogador do Chelsea, converteu pênalti sofrido por Jozy Altidore e virou o jogo. A penalidade deixou Rui Faria, assistente de Mou, furioso, e após muita reclamação, Mike Dean (árbitro da partida) o expulsou.

Apesar de ampla vantagem azul sobre o Sunderland, essas duas derrotas marcaram muito as temporadas de 2010/2011 e 2013/2014. A diferença de técnica e de elenco entre as duas equipes é gigante, porém nessas duas ocasiões o Chelsea não conseguiu se impor e viu o Sunderland se aproveitar disso e vencer.
E aí, será que foi o efeito da camiseta enterrada?
O Chelsea viaja ao nordeste da Inglaterra neste sábado (29) para jogar contra o Sunderland em partida válida pela 13ª rodada da atual Premier League. O Chelsea Brasil fará a cobertura completa da partida.