Especial: A história de Chelsea x Tottenham

Chelsea leva vantagem nos confrontos sobre o Tottenham (Foto: Getty Images)
Chelsea leva vantagem nos confrontos sobre o Tottenham (Foto: Getty Images)

A história do confronto Chelsea e Tottenham Hotspur nos faz voltar a 1909. Num dia 18 de dezembro, pela Primeira Divisão da Inglaterra, os Blues começaram o clássico com o pé direito, 2 a 1 sobre os rivais, em casa.

O confronto é marcado por grande rivalidade ao longo destes últimos 95 anos, já que ambos os times são de Londres. E, apesar do Tottenham ter no Arsenal seu maior rival, o confronto com o Chelsea configura, também, uma das maiores rivalidades londrinas.

Ao todo, ocorreram 151 jogos entre as duas equipes, e os números apontam para uma superioridade dos Blues. Por todas as competições, são 64 vitórias do Chelsea, 49 vitórias do Tottenham e ainda 38 empates.

O confronto, historicamente, permaneceu equilibrado até o ano de 1990, quando o Chelsea iniciou uma incrível série de domínio sobre os rivais. Nestes últimos 24 anos, ocorreram 68 partidas entre as equipes, e os Spurs, acreditem ou não, venceram apenas cinco destes jogos, escancarando uma superioridade completa dos Blues neste período. Foram ainda 19 empates e incríveis 44 vitórias dos Blues.

Numa história mais recente, contando os últimos dez encontros, que ocorreram de 2010 para cá, o Chelsea novamente mostra superioridade sobre os Spurs. São dez partidas sem derrotas azuis, cinco vitórias e cinco empates.

Dois jogos merecem destaques neste período. O primeiro ocorreu em abril de 2012, valendo pelas semi-finais da FA Cup. E aquele elenco que venceu a Champions League e a própria FA Cup, venceu o Tottenham por goleada, um 5-1 em Wembley. Gols de Didier Drogba, Ramires, Juan Mata, Florent Malouda e Frank Lampard. Descontou para os Spurs o galês Gareth Bale.

Veja abaixo os gols da partida:

O segundo confronto que vale lembrar na história recente do duelo, ocorreu em março de 2014, em confronto válido pela Premier League. Os Blues vinham de um momento delicado, devido as críticas de Mourinho aos atacantes do elenco, porém foram eles que decidiram o jogo. O Chelsea, jogando em casa, aplicou uma nova goleada, 4-0 nos Spurs, gols de Samuel Eto’o, Eden Hazard, e Demba Ba, que fez dois.

A partida teve também uma polêmica, envolvendo José Mourinho e Eto’o. Após o treinador brincar com a idade do camaronês, insinuando que ele seria mais velho do que realmente é, Eto’o marcou um gol e comemorou imitando um idoso, utilizando a bandeira de escanteio como espécie de bengala.

Veja abaixo os gols do jogo:

Além dos confrontos, outro fator que marca a história do duelo são os “vira-casacas”. Ao todo, 16 jogadores já defenderam as duas camisas. Além de uma história que quase mudou a história dos dois clubes para sempre.

Dentre estes 16 jogadores, alguns valem destaque. O primeiro deles é o atacante escocês Gordan Durle, que jogou no Chelsea no fim dos anos 80 e início dos anos 90 e depois de ser muito querido pelos torcedores do Chelsea, foi jogar nos rivais, o que não agradou em nada os torcedores azuis, que passaram a entoar cânticos de “Judas” sempre que voltou a Stamford Bridge.

Outros atletas que também se encaixam nessa categoria de “Judas” são Terry Venables e Gus Poyet. O primeiro surgiu nas categorias de base dos Blues e jogou por seis anos como profissional em Stamford Bridge. Neste período alcançou status de ídolo e chegou a Seleção Inglesa. Porém, em 1966, rumou diretamente para os Spurs, fazendo dele um traidor para a torcida do Chelsea.

Já Gus Poyet jogou por apenas quatro temporadas em Stamford Bridge, entre 1997 e 2001, porém integrou uma geração de ouro dos Blues, que alcançou diversos títulos. Enquanto defendeu a camisa azul, o uruguaio venceu uma FA Cup, uma Community Shield, uma Recopa Europeia e uma Supercopa Europeia, contra o Real Madrid, sendo que Poyet marcou o único gol da partida, o que o levou ao status de ídolo em Stamford Bridge. Porém, após deixar o Chelsea, rumou aos Spurs e acabou manchando sua imagem junto aos torcedores. Atualmente, passados mais de dez anos de sua saída como jogador, Poyet, treinador do Sunderland, foi perdoado pelos torcedores e é venerado sempre que enfrente os Blues.

Poyet comemorando o gol que deu ao Chelsea a Supercopa Europeia sobre o Real Madrid (Foto: Chelsea FC)
Poyet comemorando o gol que deu ao Chelsea a Supercopa Europeia sobre o Real Madrid (Foto: Chelsea FC)

Como já dito, uma história envolvendo os dois clubes quase mudou as vidas destes dois clubes. E ela envolve um tal de Roman Abramovich.

Disposto a adquirir um clube inglês, o magnata russo esteve convencido de que a melhor opção seria adquirir o Tottenham, sendo que enviou representantes para assistir jogos em White Hart Lane e esteve próximo de fazer uma proposta aos donos do clube branco de Londres.

Porém, ao ir visitar o estádio dos Spurs em seu helicóptero, Abramovich acabou passando sobre o Stamford Bridge e ficou maravilhado com o estádio dos Blues. O fato fez com que o russo passasse a voltar suas atenções para o Chelsea, que acabou comprando em 2003. O resto, vocês sabem, é história.

Category: Conteúdos Especiais

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.