Conheça o Rubin Kazan: adversário do Chelsea na Europa League

Rubin Kazan, campeão da Copa da Rússia de 2012. (Foto: Eurosport)

Com o propósito de expor o próximo adversário do Chelsea na Europa League, o Chelsea Brasil aponta alguns dados e curiosidades sobre o Rubin Kazan, clube da República Autônoma da Tartária. Região que é responsável por 23% de toda extração de petróleo no território russo. O Rubin Kazan é um clube de expressão nacional, e agora nas quartas de final de uma competição européia, o clube anseia pela glória continental. Glória que será alcançada somente se os russos eliminarem o atual campeão da Europa. Conheça um pouco mais do nosso próximo desafio.

O Rubin Kazan atuou pela primeira vez na elite do futebol russo em 2002, ou seja, nunca atuou pela primeira divisão do futebol da antiga União Soviética. Com recentes participações em Europa League e UEFA Champions League, o nome do clube foi “ganhando” conceito perante os outros clubes russos e europeus.

A última vez que o Rubin Kazan esteve em Londres, foi em uma derrota para o Tottenham Hotspur na fase de grupos da temporada 2011/2012. 1-0 para os londrinos foi o placar final.

Nesta temporada da Europa League, o time russo bateu o Atlético de Madrid por 2-0, fora de casa e empatou com a Inter de Milão. O Rubin Kazan tem dez jogos na competição, ganhou sete, empatou três e perdeu um.

No dia 20 de outubro de 2009, o time russo bateu o Barcelona no Camp Nou por dois tentos a um. O clube catalão era o atual vencedor da UEFA Champions League.

Histórica vitória contra o Barcelona. (Foto: Zimbio)
Histórica vitória contra o Barcelona. (Foto: Zimbio)

Um ponto negativo é a distância de um país até o outro (Londres-Moscou): 1816 milhas. (aproximadamente 2922 quilômetros) Esse fato acarreta até mesmo a diferença do horário do jogo, a partida será realizada mais cedo pela distância do território russo. Apesar da dificuldade geográfica, o Chelsea atuou quatro vezes contra representantes da Rússia. Ganhou todas (Duas vitórias em casa, duas fora de Stamford Bridge), porém nenhuma delas contra o Rubin Kazan.

O Cara: José Salomon Rondón, número 99. Artilheiro do clube na Europa League. Média de um gol a cada dois jogos. (cinco gols em dez embates e uma assistência.) Destacou-se no Málaga marcando 27 gols em 65 jogos.

Ídolo: Gökdeniz Karadeniz, número 61. Atleta da seleção turca. Presente nas maiores conquistas do Rubin Kazan. Está no clube há cinco anos e o “Rubin” é o único clube que Karadeniz atuou fora da Turquia. Jogou onze anos no time profissional do Trabzonspor.

Para prestar atenção: Roman Eremenko. Meio campista. Em seu currículo futebolístico, há passagens por grandes clubes como a Udinese e o Dínamo de Kiev, e foi na Ucrânia onde o jogador começou a despontar para o esporte. A conquista do campeonato nacional e das duas Super Copas da Ucrânia resultou na transferência mais cara de um jogador finlandês. O Rubin Kazan pagou 13 milhões de Euros pelo seu passe, e o atleta respondeu o investimento marcando o único gol na final da Copa da Rússia em 2012.

Queridinho da torcida, Karadeniz é o ídolatrado pelos fãs. (Foto fcrubin,ru)
Karadeniz é o queridinho da torcida. (Foto fcrubin,ru)

Em 2009, a equipe russa esteve envolvida em um esquema fraudulento de transferências. O Rubin Kazan gostaria de contar com os serviços de alguns jogadores do Levski Sofia, time búlgaro da primeira divisão. O tratado era uma taxa de sete milhões de Euros, entretanto, ao chegar à Rússia, os jogadores e o empresário dos mesmos foram surpreendidos por uma quantia inferior ao combinado. Além do salário reduzido em relação ao que foi dito ao clube da Bulgária.

O Rubin Kazan é bicampeão da Russian Premier League. O maior vencedor é o Spartak Moscou com nove títulos. CSKA e Zenit vêm logo em seguida, com três. Porém, o último título do Rubin Kazan é recente, a Copa da Rússia de 2012 conquistada em uma partida contra o Dínamo de Moscou, cujo placar final foi de 1-0.

O time conta com sete jogadores em seus selecionados nacionais. Ryzhikov pela Rússia, Rondon que é venezuelano, Roman e Aleksei Eremenko nascidos na Finlândia, Kislyak jogador bielorrusso. Haghighi que é iraniano e Kvirkvelia jogador da equipe juvenil da Geórgia.

A equipe é apenas a sexta colocada no Campeonato Russo de Futebol, (dados até 15 de março) doze pontos atrás do líder Anzhi. Caso a competição terminasse hoje, o Rubin estaria fora de todas as competições continentais.

Category: Conteúdos Especiais

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.