Conheça o Ídolo: Didier Drogba

(Foto: Lucas Pimenta/Desinger Gráfico)
(Foto: Lucas Pimenta/Designer Gráfico.)

Chegamos ao último dia de fevereiro e trazemos o retorno da nossa série Conheça o Ídolo. Depois de uma longa pausa sem nosso especial, o ídolo de hoje é ninguém menos que Didier Drogba.

O começo

Nascido Didier Yves Drogba Tébily em 11 de março de 1978 na cidade de Abidjah, Drogba logo seguiu os passos da maioria dos garotos de sua idade: jogava bola com os amigos na rua. Sua infância foi marcada pelas mudanças para a França, onde seu tio, jogador profissional o acolheu. Entre idas e vindas da França para a Costa do Marfim, Drogba finalmente se fixou no país europeu e entrou para uma academia de futebol do Leallois aos 15 anos.

Início problemático no futebol e idolatria no Marseille

001
Início no Le Mans (Foto: Site oficial de Drogba)

O jovem Drogba logo teve sua chance de atuar numa equipe profissional de futebol. Isso aconteceu no Le Mans, clube por onde passou de 1997 até 2002. No time da Segunda Divisão (Ligue 2), Drogba viveu problemas entre treinamentos e vida pessoal. Seu rendimento não era dos melhores – o marfinense sofreu com duas lesões e não conseguiu ser competitivo na briga por uma vaga no time titular. O nascimento de seu primeiro filho, Isaac mudou o quadro da vida de Drogba. Esse acontecimento serviu para mostrar ao jogador que ele precisava se organizar e focar no futebol para ter uma vida estável.

E foi pensando nisso que ele foi jogar no Guingamp por uma temporada e meia. Lá conheceu seu grande amigo e futuro companheiro de Chelsea, Florent Malouda. O bom início de Drogba no novo clube indicavam que os dias ruins em sua carreira haviam terminado. O atacante marcou gols que ajudaram o clube a fugir do rebaixamento na temporada 2001-2002. No ano seguinte, Drogba marcou 17 gols em 34 jogos e ajudou o Guingamp a terminar a temporada em 7º colocado.

As boas atuações do marfinense lhe renderam um contrato com o Olympique de Marseille, na temporada 2003-2004. Drogba viveu uma temporada meteórica no Marseille. Marcou 19 gols – inclusive na Champions League e na UEFA Cup. Porém, seus gols e atuações de encher os olhos não foram capazes de evitar uma temporada sem títulos no clube.

Parceria com Malouda começou no Guingamp
Parceria com Malouda começou no Guingamp

O excelente futebol apresentado despertou a atenção do Chelsea, que na temporada seguinte o contratou. Mesmo com apenas uma temporada jogada no Marseille, Drogba conquistou status de ídolo. Mas foi no Chelsea que viveu seus anos de glória.

Era de ouro do marfinense

Foram 8 vitoriosas temporadas com a camisa azul. Desde sua contratação em julho de 2004, por 24 milhões de libras, a torcida esperava ótimas partidas de Drogba. E o marfinense não decepcionou. Logo na sua primeira temporada no clube, Drogba conquistou a Premier League e a League Cup (onde marcou um gol na prorrogação). Foram 16 gols em 40 jogos.

Primeira temporada vitoriosa mostrava futuro brilhante no clube (Foto: Getty Images)
Primeira temporada mostrava futuro brilhante no clube (Foto: Getty Images)

Na temporada seguinte, mais gols, mais títulos e cada vez mais o caminho para a idolatria se consolidava. O Chelsea foi bicampeão da Premier League, conquistou a Community Shield sobre o Arsenal e Drogba mais uma vez marcou 16 gols.

Bicampeonato na Premier League em 2005/2006 (Foto: Getty Images)
Bicampeonato na Premier League em 2005/2006 (Foto: Getty Images)

Em 2006-2007, Damien Duff deixou o clube e Drogba abandanou a camisa 15 para herdar a 11 (que usava no Marseille) de Duff. E a mudança de números parece só ter impulsionado a carreira do jogador. Foram 33 gols marcados na temporada – somente Kerry Dixon tinha atingido tal marca. Para coroar a temporada, Drogba marcou nas finais da League Cup contra o Arsenal e na FA Cup, contra o Manchester United. Esse gol foi especial para o jogador, já que a partida era a primeira desde a reinauguração do estádio de Wembley.

1º gol no novo Wembley foi de Drogba e o Chelsea venceu a FA Cup
1º gol no novo Wembley foi de Drogba e o Chelsea venceu a FA Cup

As mudanças de treinadores do Chelsea  não afetaram de forma drástica as performances de Drogba. Sempre que requisitado, o atacante correspondia: marcava gols, dava assistências e ajudava o clube a conquistar vitórias.

As lesões voltaram a rondar o jogador, entretanto não impediram Drogba de marcar gols na semifinal contra o Liverpool, na Champions League. Era a primeira vez que o Chelsea chegava a final da competição mais importante da Europa. Derrotados na final contra o Manchester United, a glória do Chelsea e de Drogba estava guardada para alguns anos no futuro.

A temporada 2008/2009 seguiu com trocas de treinadores, confusões e títulos. Luiz Felipe Scolari chegou, se desentendeu com Drobga e caiu. Guus Hiddink assumiu, Drogba voltou a jogar o que sabia e o Chelsea conquistou a FA Cup. Novamente, o camisa 11 marcou na final.

Especialista em gol nas finais da FA Cup, Drogba (esq.) foi campeão com Hiddink em 2009
Especialista em gol nas finais da FA Cup, Drogba (esq.) foi campeão com Hiddink em 2009

Carlo Ancelotti chegou em 2009/2010, Drogba viveu uma temporada memorável: artilheiro da Premier League, melhor passador da competição e dois títulos na temporada. E pra variar um pouco, gol nas duas partidas importantes daquele ano: contra o Wigan, no jogo do título da Premier League e gol na FA Cup.

2010/2011 foi um ano ruim para o Chelsea, fraco para Drogba e cia e Ancelotti foi demitido. André Villas-Boas chegava em 2011/2012 e o Chelsea viveria a temporada mais importante de sua história. Villas-Boas não rendeu o esperado, assumia Roberto Di Matteo, interino do português. Sem jogar um futebol brilhante, mas decisivo, o Chelsea venceria a Champions League e a FA Cup. E Drogba foi crucial nas duas competições: marcou gol em todas as finais daquela temporada, gols decisivos contra Barcelona, Tottenham…

E quiseram os deuses do futebol que a despedida de Drogba do Chelsea fosse a mais bela e dramática partida que o clube viveu. Coube a Drogba marcar o gol de empate no final do segundo tempo em Munique. E foi dos pés de Drogba que saiu a última cobrança de pênaltis na final da Champions League. Era o toque da glória, do adeus e da consagração.

Despedida do Chelsea foi a mais bela e perfeita de todas
Despedida do Chelsea foi a mais bela e perfeita de todas

Dias depois, o Chelsea anunciava em seu site que o marfinense deixara o clube para se juntar ao Shangai Shenhua. Hoje, o ídolo do clube atua na Turquia, vestindo as cores do Galatasaray.

Títulos

Não poderia encerrar o especial do Conheça o Ídolo sem listar os títulos que Drogba ajudou o Chelsea a conquistar no Chelsea.

Premier League: 2004/2005, 2005-2006, 2009-2010
FA Cup: 2006-2007, 2008-2009, 2009-2010, 2011-2012
League Cup: 2004-2005, 2006-2007
Community Shield: 2005, 2009
UEFA Champions League: 2011-2012

Entre os títulos individuais, Drobga tem os de Homem do Jogo das finais da League Cup de 2007, da FA Cup de 2010, da Champions League 2011/2012 e da Community Shield de 2005. Além disso, foi Chuteira de Ouro da Premier League em  2007 e 2010 e Jogador do Ano do Chelsea em 2010.

Aos saudosistas de plantão, deixo meu até breve. Nos vemos no próximo Conheça o Ídolo. E pra “fechar com chave de ouro” esse post, aqui vai mais uma pequena homenagem ao marfinense, eterno camisa 11:

Category: Conteúdos Especiais

Tags:

Article by: Maria Akemi

Pernambaiana, torcedora do Chelsea desde muito tempo.