Chelsea x Liverpool: polêmicas, decisões e um derby que cresce a cada ano

Na próxima terça-feira (31), Chelsea e Liverpool se enfrentam mais uma vez. A partida da vez é válida pela 23ª rodada da Premier League 2016/17, e marca o encontro do líder com o quarto colocado.

Além disso, Antonio Conte e Jurgen Klopp colocam sua ideias frente à frente mais uma vez na temporada. No primeiro turno, os Reds dominaram a partida e venceram por 3 a 1 em Londres. Agora, a situação é bem diferente: Klopp vem sendo questionado e não atravessa boa fase, enquanto Conte é líder isolado e caminha a passos largos rumo ao título nacional.

Em mais uma temporada, as duas equipes escrevem história com seus confrontos, e os anos passados não desmentem esse fato. Por isso, listamos cinco partidas que marcaram a história do confronto. Seja pelos gols, troféus e até mesmo polêmicas, os jogos dificilmente serão esquecidos pelos torcedores de ambos os lados. Os confrontos estão listados cronologicamente.

Chelsea 2×1 Liverpool – Premier League 2002/03

A última rodada da Premier League 2002/03 reservou um jogo especial. Chelsea e Liverpool se enfrentaram em Stamford Bridge pela última vaga na UEFA Champions League da temporada seguinte. Como estavam empatados em pontos, o vencedor estava classificado, enquanto o derrotado teria que jogar a Copa da UEFA.

Os Reds saíram na frente, com gol de Hyypiä, mas Desailly e Grønkjær garantiram a virada e vitória do Chelsea, naquele que foi o último jogo antes da era de Roman Abramovich começar. A partida marcou também a despedida de Claudio Ranieri (substituído por José Mourinho) e de Gianfranco Zola, um dos maiores ídolos da história do clube.

Liverpool 2×3 Chelsea – Carling Cup 2004/05

Dentre os grandes jogos entre as equipes naquela temporada, a final da Carling Cup marcou a primeira conquista do comando de Roman Abramovich, na equipe treinada por José Mourinho. Riise abriu o placar para o Liverpool, e um gol contra de Gerrard levou a final para a prorrogação. Antes mesmo do tempo extra, José Mourinho foi expulso por gestos à torcida adversária após o gol dos Blues.

Nos 30 minutos finais, Drogba e Kežman marcaram  para o Chelsea, e Nunez descontou para o Liverpool, mas não foi o suficiente para tirar o título dos Blues, que na mesma temporada venceram a Premier League após 50 anos.

Liverpool 1×0 Chelsea – UEFA Champions League 2004/05

Na primeira real chance de chegar à final da UEFA Champions League em sua história, o Chelsea foi parado pelas polêmicas de arbitragem. Após empate por 0 a 0 na primeira partida, em Londres, Luis Garcia deu a vitória ao Liverpool no jogo da volta, logo no começo do jogo.

O  problema é que ninguém sabe, até hoje, se a bola do espanhol realmente cruzou a linha de gol. Como não havia a tecnologia que vemos hoje, o auxiliar validou o gol e os Blues  ficaram de fora da final.

Chelsea 4×4 Liverpool – UEFA Champions League 2008/09

As quartas-de-final da Chapions League 08/09 colocaram, novamente, Chelsea e Liverpool frente à frente. Mesmo com dois ótimos times, os Blues  venceram em Anfield por 3 a 1, e levaram grande vantagem para Londres. Chegado o jogo da volta, o estádio de Stamford Bridge presenciou um dos melhores jogos daquela época.

Nomes como Gerrard e Terry eram desfalques da partida, mas o brilho não foi apagado. Os Reds abriram 2 a 0, com Fabio Aurelio e Kuyt. Ainda faltava um gol para a classificação, mas Drogba e Alex, com um lindo gol de falta, empataram o jogo e deram alguma tranquilidade ao Chelsea.

Lampard fez o gol da virada e praticamente confirmou a classificação do Chelsea, mas Lucas Leiva e Kuyt (de novo) deram nova esperança aos Reds. Já no fim do jogo, Lampard fez mais um gol e fechou o placar de um dos jogos mais memoráveis dos últimos tempos na competição europeia.

Liverpool 0x2 Chelsea – Premier League 2009/10

O Chelsea brigava pelo título inglês em 2009/10, e visitou o Liverpool na penúltima rodada do campeonato. Os Reds não brigavam por boa colocação, mas sempre mostravam um jogo difícil em Anfield.

Em uma partida segura e muito bem jogada, o Chelsea venceu por 2 a 0 e colocou uma mão no troféu. Os gols de Drogba e Lampard deram aos Blues uma tranquilidade muito maior na última rodada, quando enfrentariam o Wigan em Londres. Se uma vitória simples bastasse, a goleada por 8 a 0 foi uma bela forma de encerrar o campeonato, coroado com o título nacional.

 

Category: Conteúdos Especiais

Tags:

Article by: Lucas Sanches

Eterno projeto de jornalista. Apaixonado por futebol e viúvo do Fernando Torres. Hazard é o melhor jogador do mundo. Twitter: sanches_07