O significado do futebol em uma sociedade

O futebol na Inglaterra é algo que passa do fanatismo. Você tem duas possibilidades de se divertir assistindo uma partida na terra da Rainha. A primeira é comprando o ingresso, que geralmente é caro, e marcando presença no estádio do seu time de coração.

A segunda é você economizar um pouco, e assistir no Pub. Obviamente que a primeira é muito mais atrativa que a segunda, entretanto, presenciar a emoção dos torcedores ingleses em um local que é basicamente, a fonte da diversão boêmia, vai além de se embebedar e cantar junto, é aprofundar seus conhecimentos sobre a cultura de um outro país.

Assisti Chelsea e Barcelona no Pub, (texto já publicado em um dos capítulos anteriores) e tive a oportunidade de acompanhar a partida entre Tottenham e Chelsea, válida pela FA Cup. O resultado foi um inesquecível 5-1, e mais do que isso, presenciei uma mudança radical em relação à postura dos que acompanhavam o jogo.

O povo inglês é reservado por natureza, porém, há modos eficazes de se fazer amigos em domínios dos Windsor, como ter um animal de estimação, ter filhos, conversar/reclamar do tempo (que geralmente é chuvoso) e discutir futebol. Logo, reclame do tempo e torça pelo seu time em um Pub inglês.

Voltando ao Tottenham 1-5 Chelsea, sentei-me no pior lugar do recinto e comecei a assistir a partida, pedi a minha “bebida” e comecei a sofrer. (o placar pode mostrar um 7-2 favorável aos Blues, estarei sofrendo e angustiado com o Chelsea). O que pôde ser observado durante os noventa minutos é que os cidadãos que vão ao Pub ficam mais relaxados, e conversam contigo ao decorrer da partida.

Imagine que andando nas ruas de Londres, você nunca fala com ninguém, poucas pessoas são simpáticas, e esse “lance” de bom dia que acontece com freqüência no Brasil, não acontece NUNCA, com desconhecidos. Ou seja, um desconhecido falar contigo, discutir futebol e dar risada do que tu falas, é algo impressionante. Mas é o poder do futebol na cultura do país.

Acho que tudo isso o que disse, poderia ser substituído por uma situação que vivi nesse mesmo dia: Depois do terceiro gol do Chelsea, olhei para a mesa ao lado da minha, onde havia alguns senhores que vibravam, mas não falavam nada. Quando eles perceberam que havia olhado para eles, eles fizeram um “jóia” e respondi com um “Hang Loose” só que na Inglaterra, Hang Loose não significa nada, logo, eles entenderam que não tinha gostado do gol do Chelsea, tentei explicar que no meu país significava algo positivo. Só que eles tinham algum tipo de deficiência, pois se comunicavam em Libras. Fato que fui descobrir minutos depois.

Mesmo assim, consegui explicar a eles que torcia pelo Chelsea, gesticulando obviamente, e como faltavam dois gols para “liquidar a fatura”, comemorei duas vezes com as novas amizades que adquiri naquela tarde.

Naquele dia, o Chelsea se classificou para a final da FA Cup. Naquele dia, vi o valor real do futebol.

Category: Conteúdos Especiais

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.