Crônicas: Realmente, Mourinho, há muito a se pensar

Mourinho ainda precisa pensar muito para fazer o Chelsea voltar a ser competitivo (Foto: Getty Images)
Mourinho ainda precisa pensar muito para fazer o Chelsea voltar a ser competitivo (Foto: Getty Images)

Sabe qual clube azul venceu hoje? Se você disse Chelsea, errou. A má fase continua e o algoz da vez foi o Porto, em jogo válido pela segunda rodada da UEFA Champions League. A justíssima derrota por 2 a 1 no Estádio do Dragão jogou os Blues para a terceira colocação do grupo – isto não é algo para se preocupar a esta altura, embora o futebol apresentado seja.

Talvez começar o texto dizendo isso faça parecer que a partida foi horrível, coisa distante da realidade. O problema é constatar como os Blues estão distantes daquele time campeão incontestável da Premier League. Muitos jogadores estão aquém de seu potencial e José Mourinho está falhando na missão de fazê-los conseguirem render.

É verdade que o português está em busca de alternativas. Matic e Hazard foram sacados do time titular para as entradas de Ramires e William, os responsáveis pela reação contra o Newcastle. Suspenso nas competições domésticas, Diego Costa substituiu Rémy e Mikel assumiu a vaga do cortado Oscar.

Não foi um dos piores desempenhos do mundo. Talvez daria para ter conquistado algum ponto caso Iker Casillas não tivesse feito boas intervenções quando acionado. Begovic também fez grande partida e salvou os visitantes em diversos lances, sendo prejudicado em falhas individuais de companheiros. Após grande defesa do bósnio, André André finalizou livre de marcação para abrir o placar. William até empatou em uma ótima cobrança de falta, mas Maicon se antecipou a Ramires e cabeceou sem sair do chão para colocar o Porto novamente na frente.

Nosso comandante novamente tentou mudar a equipe. Mikel, Ramires e Pedro deram lugar a Hazard , Matic e Kenedy. Funcionou? Não. Continuou sendo aquele time que até tentava, mas falhava na criação e finalizava com qualidade insuficiente para conseguir vencer um arqueiro inspirado.

Este time até lembra um pouco o de Carlo Ancelotti na temporada 2010-11. Bons nomes no papel, mas a queda de rendimento dos então campeões foi brusca. No entanto, fica difícil imaginar algo assim do jeito que as coisas estão.

Após o empate contra o vice-lanterna da Premier League, Mourinho declarou ter muito a pensar sobre o desempenho negativo. Realmente, ainda é necessário refletir por que há muito a se mudar no Chelsea. Por que Diego Costa aparece mais pelas confusões? Como Fàbregas caiu de rendimento vindo de trás e está com os passes descalibrados? Quem é este Matic e o que ele fez com nosso ótimo volante? Pedro tem futebol para ser titular? Há vida sem Oscar? Como Ivanovic é titular e Baba Rahman não recebe chances?

A única certeza é que há muito a melhorar caso o Chelsea queira brigar por algo nesta temporada. Não é  possível que Mourinho não consiga fazer o time render como outrora.

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.