O Grupo F definiu seus classificados hoje: Nigéria e Argentina. Em partida frenética e repleta de gols, as seleções passam para as oitavas-de-final da Copa do Mundo. O jogo foi realizado em Porto Alegre, num placar de 3×2 para os argentinos. No nordeste do país, a Seleção Iraniana buscava uma vitória contra a Bósnia para se classificar enquanto torcia para que a Nigéria fosse derrotada. Porém, o Irã foi surpreendido pelos bósnios que os eliminou por 3×1 na Arena Fonte Nova.
NIGÉRIA 3X2 ARGENTINA
A Nigéria e Argentina entraram em campo com objetivos diferentes. As águias precisavam de um empate ou uma vitória para poder seguir no torneio, enquanto a seleção sul-americana – já classificada – buscava se superar em campo depois de aparições não convincentes. A partida, no entanto, tomou um reportório totalmente frenético. Logo nos primeiros minutos, as duas equipes apostavam no poder no ataque e aos três minutos Messi começava a eliminar as esperanças da Nigéria anotando o primeiro tento dos 3×2. Sem esperar, em contra-ataque a Nigéria igualou com Musa aproveitando espaço do defensor Zabaleta, numa pancada cruzada que não deu chance de defesa ao goleiro Romero. A Argentina, por sua vez, conseguia se movimentar e encontrar espaços com Higuaín e Dí Maria arrancando, enquanto a Nigéria defendia e tentava buscar passes para ultrapassar a defesa adversária. Mas sobrou pros africanos novamente, e aos 46 minutos Messi apareceu para levar a Argentina a frente do placar.
No segundo-tempo, sem temer, as Águias conseguiram penetrar na defesa sul-americana e novamente Musa igualou, mas o banho de água fria foi maior para os nigerianos, que logo em seguida viu Rojo enfiar nas redes mais uma bola para dar a vitória à Argentina, que mesmo depois do terceiro gol continuava a buscar mais tentos com Messi. O jogo ficou morno depois que estrela saiu aos 63 do segundo tempo e os papéis se inverteram, a Nigéria tentava sair e a Argentina mudava a cara do jogo, defendendo mais e atacando menos, segurando a vitória de 3×2.
– Destaque da partida: Messi, mais uma vez excepcional, deixou dois gols e criou as jogadas mais perigosas da Argentina
– Mandou mal: Zabaleta cedeu espaços e deixou a Nigéria criar chances as suas costas
Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Data: 25/06/2014
Horário: 13h (de Brasília)
Árbitro: Nicola RIZZOLI (ITA)
Assistentes: Renato FAVERANI (ITA) e Andrea STEFANI (ITA)
Cartões amarelos: Omeruo e Oshaniwa (Nigéria)
Cartões vermelhos: –
Gols:
Nigéria: Musa aos 4′ do primeiro tempo e 2′ do segundo tempo
Argentina: Messi aos 3′ do primeiro tempo e 46′ do primeiro tempo, Rojo aos 4′ do segundo tempo
NIGÉRIA: Enyeama; Ambrose, Omeruo, Oshaniwa e Yobo; Mikel, Onazi, Musa e Babatun (Uchebo 66′); Odemwingie (Nwofor80′) e Emenike.
Técnico: Stephen Keshi
ARGENTINA: Romero, Zabaleta, Fernandez, Garay e Rojo; Mascherano, Gago e Di María; Messi (Alvarez 63′), Agüero (Levezzi 38′)e Higuaín (Biglia 91′).
Técnico: Alejandro Sabella
Bósnia vence o Irã por 3×1
O Irã precisava de uma derrota da Nigéria e de uma vitória ante a Bósnia para passar pela primeira vez da fase de grupos de uma Copa do Mundo. No entanto, a sorte não esteve com os asiáticos. A eliminada Bósnia arrasou o Irã de forma surpreendente num placar de 3×1. Os europeus tiveram uma performance melhor do que desempenharam em suas duas primeiras partidas, ante Argentina e Nigéria, e com Dzeko derrotaram um Irã limitado que conseguiu marcar seu primeiro e único gol na competição.
BÓSNIA 3X1 IRÃ
– Destaque da partida: Dzeko fez o que se esperava dele durante o mundial liderando o ataque da Bósnia. Anotou gol e ajudou a criar oportunidades no setor ofensivo
– Mandou mal: Hosseini não foi bem na saída de bola e cancelou a possibilidade do Irã poder mudar a cara do jogo no momento em que equipe ainda tinha esperanças
Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Data: 25/06/2014
Horário: 13h (de Brasília)
Árbitro: Carlos VELASCO CARBALLO (ESP)
Assistentes: Roberto ALONSO FERNANDEZ (ESP) e Juan YUSTE (ESP)
Cartões amarelos: Besic (Bósnia) e Karim (Irã)
Cartões vermelhos: –
Gols:
Bósnia: Dzeko 23′ e Pjanic 59′ no primeiro tempo, Vrsajevic aos 83′ do segundo tempo
Irã: Ghoochannejhad aos 82′ do segundo tempo
BÓSNIA: Begovic; Vrsajevic, Sunjic, Spahic, Kolasinac; Hadzic (Vranjes 61′), Pjanic, Besic, Susic (Salihovic 78′), Dzeko, Ibisevic
Técnico: Safef Susic
IRÃ: Alireza Haghighi, Hosseini, Sadeghi, Montazeri, Poulad, Teymourian, Nekounam, Dejagah (Ansarifard 68′), Shojaei (Heydari 45′), Hajsafi (Jahanbaksh), Ghoochannejhad
Técnico: Carlos Queiróz
Durante toda a Copa do Mundo, o Chelsea Brasil fará a cobertura do torneio, informando, com o já conhecido empenho, o dia-a-dia dos jogadores dos Blues.