A rodada do grupo A serviu para definir Brasil e México como seleções classificadas para as oitavas-de-final. Vencendo os seus jogos contra, respectivamente, Camarões (4 a 1) e Croácia (3 a 1), os times comandados por Luiz Felipe Scolari e Miguel Herrera fecharam a chave com 7 pontos, mas o Brasil passou na primeira colocação pelo saldo de gols.
Assim, a seleção brasileira enfrentará o Chile na próxima fase, enquanto o México terá um duro confronto frente a Holanda, melhor seleção da Copa do Mundo até o momento. Confira, abaixo, um pouco sobre os dois jogos ocorridos na tarde dessa segunda-feira.
BRASIL 4 X 1 CAMARÕES
No jogo do líder Brasil contra o já eliminado Camarões, não tivemos surpresas. Mesmo apresentando um futebol pouquíssimo convincente na primeira etapa, a seleção brasileira conseguiu alcançar quatro gols e assim conquistar uma vitória “grande” para terminar a a fase inicial da Copa do Mundo na primeira colocação.
O Brasil começou o jogo levando alguns sustos da seleção camaronesa, até que Neymar, após boa jogada de Luiz Gustavo, abriu o placar. Porém, poucos minutos depois, Matip, após falha coletiva do sistema defensivo, empatou e instalou um clima de tensão. Apesar do momento ruim, Neymar, desta vez em jogada individual, deu outros rumos a partida ao fazer 2 a 1 pouco antes do intervalo.
No segundo tempo, após a entrada de Fernandinho, o Brasil melhorou. Inclusive, foi com uma jogada iniciada pelo volante que o terceiro gol veio. E ele foi de Fred, que deixou a seleção em situação tranquila. Já no fim, Fernandinho fechou sua grande atuação com chave de ouro, fazendo o quarto gol brasileiro e dando números finais a partida.
– Um em cada tempo: A seleção brasileira teve dois destaques no jogo dessa segunda-feira. Neymar foi o “cara” no primeiro tempo, fazendo dois gols e “levando” o time sozinho. Já na etapa final, Fernandinho, que entrou no intervalo, participou dos dois gols e ainda fez boas roubadas de bola.
– Nulo: Um dos ícones da seleção brasileira principalmente no ano passado, Paulinho ainda não jogou nessa Copa do Mundo. Mal nos três jogos, sendo substituído em todos eles, o volante do Tottenham viu hoje um de seus companheiros de posição praticamente garantir posição após ótimo jogo. Paulinho deve esquentar banco nas oitavas-de-final, e com razão.
FICHA TÉCNICA
CAMARÕES 1 X 4 BRASIL
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 23 de junho de 2014, segunda-feira
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Jonas Eriksson (SUE)
Assistentes: Mathias Klasenius (SUE) e Daniel Warnmark (SUE)
Cartões amarelos: Enoh, Salli e Mbia (Camarões)
Gols:
Camarões: Matip, aos 25 minutos do primeiro tempo
Brasil: Neymar, aos 16 e aos 34 minutos do primeiro tempo; Fred, aos três, e Fernandinho, aos 38 minutos do segundo tempo
CAMARÕES: Itandje; Nyom, Nkoulou, Matip e Bedimo; Mbia, Enoh e Nguemo; Moukandjo (Salli) e Choupo-Moting (Makoun); Aboubakar (Webo)
Técnico: Volker Finke
BRASIL: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho (Fernandinho) e Oscar; Hulk (Ramires), Fred e Neymar (Willian)
Técnico: Luiz Felipe Scolari
MÉXICO 3 X 1 CROÁCIA
Com gols de Chicharito Hernández, Guardado e Rafa Márquez, o México despachou a concorrente direta Croácia e garantiu vaga nas oitavas-de-final, onde enfrentará a poderosa Holanda. A Croácia descontou com Perisic, já no final do jogo, nada que fosse o suficiente para assustar os mexicanos.
– Renovado: Reserva durante toda a fase de grupos, Chicharito teve a sua primeira grande atuação, e isso pode fazer Miguel Herrera mudar de ideia para a sequência da competição. Com um gol e uma assistência, ele ajudou o México a garantir a classificação.
– “Fala muito”: Modric disse, antes do jogo, que Mandzukic, seu companheiro de time, já “fez gols em goleiros melhores que Ochoa”. Pois, dessa vez, o artilheiro do Bayern de Munique passou em branco e seu time foi eliminado.
FICHA TÉCNICA
CROÁCIA 1×3 MÉXICO
Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata-PE
Data: 23 de junho de 2014, segunda-feira
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Ravshan Irmatov-UZB
Assistentes: Abduxamidullo Rasulov-UZB e Bakhadyr Kochkarov-UZB
Cartões amarelos: Rakitic (Croácia); José Vázquez e Rafa Márquez (México)
Cartões vermelhos: Rebic (Croácia)
GOLS:
CROÁCIA: Perisic (aos 41′ do 2T)
MÉXICO: Rafa Márquez (aos 26’ do 2T) e Guardado (aos 29’ do 2T)
CROÁCIA: Pletikosa; Srna, Corluka, Lovren e Vrsaljko (Kovacic); Modric e Rakitic; Pranjic (Jelavic), Perisic e Olic (Rebic); Mandzukic
Técnico: Niko Kovac
MÉXICO: Ochoa; Francisco Rodríguez, Rafa Márquez e Héctor Moreno; Aguilar, José Vázquez, Héctor Herrera, Guardado (Marco Fabián) e Layún; Giovani dos Santos (Chicharito Hernández) e Oribe Peralta (Carlos Peña)
Técnico: Miguel Herrera