A Copa do Mundo começou de forma bastante positiva para dois times do continente americano. Favoritos em seus duelos contra Croácia e Camarões, respectivamente, Brasil e México largaram na frente por uma vaga nas oitavas-de-final do Mundial.
A próxima rodada do Grupo A, que ocorrerá na terça-feira, já irá confrontar os dois times que começaram a competição com vitória, visto que Brasil e México se enfrentam em Fortaleza. Já o jogo entre Croácia e Camarões será fundamental para que um dos dois siga na briga pela classificação.
Abaixo, confira um breve resumo das partidas que já ocorreram pelo Grupo A:
A partida já começou com a quebra de um tabu surpreendente: em suas 20 participações em Copas do Mundo, o Brasil nunca havia marcado um gol contra. E ficou a cargo de Marcelo, logo aos 10 minutos, acabar com essa marca e dar um susto nos brasileiros. Mas, no fim, tudo bem. Vitória de 3 a 1 para os donos da casa, com gols de Neymar (2x), Oscar e Marcelo (contra).
– Destaque da partida: Apesar dos dois gols de Neymar, Oscar foi o jogador mais incisivo do Brasil na partida. Participando de praticamente todos os lances de perigo do time, o meio-campista deu uma assistência para Neymar, cruzou para Fred no lance do pênalti e ainda deixou a sua marca já nos acréscimos. Atuação gigante do camisa #11.
– Mandou mal: Foi unânime. A penalidade, marcada por Yuichi Nishimura a favor do Brasil aos 26 minutos do segundo tempo, foi uma cavada “clássica” do atacante Fred. E, à primeira vista, nem um pouco convincente, pois a simulação ficou clara. Mas não para o árbitro, que apontou para a marca do cal e assinalou a marcação do pênalti. Neymar, que não tinha nada com isso, bateu e decretou a virada brasileira.
BRASIL 3 X 1 CROÁCIA
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 12 de junho de 2014, quinta-feira
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP) Assistentes: Toru Sagara (JAP) e Toshiyuki Nagi (JAP)
Cartões Amarelos: Neymar e Luiz Gustavo (Brasil); Corluka e Lovren (Croácia)
Cartões Vermelhos: –
Gol: Marcelo (contra), aos 10 minutos do primeiro tempo, Neymar aos 28 do primeiro tempo, Neymar (de pênalti) aos 25 do segundo tempo, Oscar, aos 45 do segundo tempo
BRASIL: Julio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho (Hernanes) e Oscar; Hulk (Bernard), Neymar (Ramires) e Fred
Técnico: Luiz Felipe Scolari
CROÁCIA: Pletikosa, Srna, Corluka, Lovren e Vrsaljko, Perisic, Kovacic (Brosovic), Modric e Rakitic, Kovavic e Jelavic (Rebic)
Técnico: Niko Kovac
Com Eto’o apagado, Camarões perde na estreia
O clima quente de Natal era um fator que poderia ajudar bastante a seleção camaronesa. Poderia. O calor intenso, esperado pela grande maioria, foi trocado por uma chuva que persistiu durante os 90 minutos do confronto na Arena das Dunas. Em campo, o México foi superior durante todo o tempo e levou a melhor sobre os africanos. Peralta marcou o gol da partida.
– Destaque da partida: Seu nome não estará na súmula da partida como um dos marcadores do México, mas “moralmente” ele merecia estar lá. Giovanni dos Santos foi ás redes duas vezes ainda no primeiro tempo, porém viu a arbitragem tirar os dois gols (legais) da sua conta. Mas ainda havia tempo para salvar a sua atuação. No lance do gol mexicano, foi de “Gio” a finalização defendida pelo goleiro camaronês e que foi aproveitada por Peralta no rebote. O atacante apenas empurrou para o gol e decretou a vitória.
– Apagado: O atacante Samuel Eto’o, responsável por “levar” a seleção camaronesa, esteve nulo durante a partida desta sexta-feira. A verdade é que faltou apoio de seus companheiros em alguns momentos, mas de fato a estrela de Camarões não fez um bom jogo.
MÉXICO 1 X 0 CAMARÕES
Local: Arena das Dunas, em Natal (RN)
Data: 13 de junho de 2014, sexta-feira
Horário: 13h (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: Humberto Clavijo (COL) e Eduardo Díaz (COL)
Cartões amarelos: Héctor Moreno (México); Nounkeu (Camarões)
Gol:
México: Peralta, aos 15 minutos do segundo tempo
MÉXICO: Ochoa, Rodríguez, Héctor Moreno e Rafa Márquez; Aguilar, Herrera (Salcido), Vázquez, Guardado (Fabián) e Miguel Layún; Giovani dos Santos e Peralta (Hernández)
Técnico: Miguel Herrera
CAMARÕES: Itandje, Assou-Ekotto, Chedjou, N’Koulou e Djeugoue (Nounkeu); M’Bia, Song (Webó), Enoh, Choupo-Moting e Moukandjo
Técnico: Volker Fincke
Durante toda a Copa do Mundo, o Chelsea Brasil fará a cobertura do torneio, informando, com o já conhecido empenho, o dia-a-dia dos jogadores dos Blues.