Em uma noite dramática no estádio Stamford Bridge, o time sub-18 reverteu o mal resultado na partida de ida e não repetiu o vice-campeonato do ano passando, conquistando assim a quinta FA Youth Cup da história do clube. Este é o terceiro título nos últimos cinco anos dos jovens Blues nesta competição, os outros dois títulos tendo sido conquistados na década de 60.
Adi Viveash fez quatro alterações em relação ao time que perdeu por 3 a 2 em Craven Cottage enquanto o Fulham fez apenas uma. Andreas Christensen, que pode ter feito sua última partida pelo clube, repetiu o seu papel no comando da defesa nesta noite. A partida começou ruim para o Chelsea que viu a diferença de gols aumentar no primeiro tempo, mas após um grande retorno do time do intervalo e dois gols do atacante Dominic Solanke, o título terminaria com o time da casa.
Primeiro tempo
Chelsea procurava um pontapé inicial perfeito marcando um gol cedo para igualar a diferença no placar mas foi o Fulham que ampliou a sua vantagem no placar agregado marcando um gol logo aos cinco minutos de jogo. Patrick Roberts causou problemas correndo em direção ao centro da defesa dos Blues antes de Emerson Hyndman passar para Dean O’Halloran na direita. O passe foi longo mas Moussa Dembele estava alerta e de peixinho mandou a bola entre as pernas do goleiro Mitchell Beeney próximo da primeira trave. Foi o nono gol do atacante na campanha do Fulham nesta Youth Cup.
Chelsea não demorou para responder e Musonda, com um potente chute rasteiro de fora da área, forçou Marek Rodak a saltar para sua direita e realizar uma boa defesa. Os visitantes então, após os 17 minutos, tiveram uma das melhores chances perdidas de gol quando Roberts acertou a trave se aproveitando de um momento de indecisão defensiva dentro da grande área.
Christensen defendeu com firmeza um novo avanço do habilidoso Roberts antes dos jovens Blues partirem de vez para o ataque. Solanke teve um chute bloqueado por Ryheem Sheckleford e o capitão Ruben Loftus-Cheek mandou o escanteio subsquente para fora conforme os anfitriões fechavam o cerco. O esforço dos jovens seria recompensado com dois gols em três minutos, virando a partida inteira de ponta-cabeça. Em um brilhante movimento na direita, Musonda trocou belos passes com Solanke e, ao tentar dominar a bola, recebeu uma dividida atrasada de Jordan Evans dentro da área.
O árbitro marcou o pênalti e Colkett chutou na direção oposta a que o goleiro caiu marcando o seu quarto gol nesta Youth Cup. Dois minutos depois, os jovens Blues empatariam no placar agregado com Solanke armando novamente a jogada, desta vez dando assistência para Houghton, que mandou uma bomba no canto inferior do gol. Rodak nada pode fazer além de saltar desesperado e ver a bola entrar.
Porém, em mais dois minutos, o jogo teria uma nova virada de mesa. Hyndman passa por cobertura com categoria para Roberts. O jogador da Inglaterra sub-17 chutaria confiante em direção a trave mais distante. Era o segundo gol do Fulham na noite.
O Chelsea foi com tudo para retomar a vantagem e embora tenha conseguido algumas boas chances de gol, os espaços abertos na defesa se provaram fatais. O meio-campista Solomon Sambou se encontrou livre entre os dois zagueiros para finalizar de longe rasteiro na esquerda do goleiro.
Kaysey Palmer tentaria um novo chute a distância nos últimos minutos do tempo, mas o time de Viveash iria para o intervalo perdendo por 6 a 4 no placar agregado.
Segundo tempo
Os anfitriões fizeram todas as suas substituições no intervalo, entrando Isak Ssewankambo, Izzy Brown e Ola Aina na partida. O impacto de Ssewankambo foi notado imediatamente quando ele chutou duas vezes em rápida sequência. Brown também se fez notar logo cedo colocando Rodak e Sheckleford para impedir suas finalizações em ocasiões distintas.
Rodak foi forçado a trabalhar mais conforme Chelsea tomava o controle do jogo, embora os visitantes ainda traziam perigo no contra-ataque. Aos 77 minutos, o sueco Ssewankambo achou espaço para chutar da entrada da área e mandou um belo chute que caiu bem no fim de sua trajetória, passando por Rodak e reduzindo o déficit no placar para um.
Este gol garantiu a motivação para o Chelsea empatar o placar agregado a seguir. O cabeceio de Solanke foi espalmado para acima do travessão por Rodak, mas em seguida sua finalização não seria interrompida pelo goleiro. Colkett faria um cruzamento perigoso em um lance na sequência e o atacante iria para frente com estilo para cabecear a bola no fundo do gol.
Sambou tomaria a bola de Solanke após uma excelente reposição de jogo do goleiro Beeney, antes dos jovens Blues escaparem de sofrerem um novo gol ao ver Roberts driblar bem a defesa para chutar na trave. Dembele ainda pegaria o rebote mas Beeney realizaria uma defesa crucial para a mudança dos caminhos da partida.
Solanke viraria o jogo no placar normal poucos lances depois. Brown daria belo passe para Colkett que de calcanhar encontraria Solanke. O atacante viraria com maestria em um pequeno espaço antes de finalizar a bola além de Rodak e levar Stamford Bridge à loucura.
Houveram outros momentos de tensão durante os acréscimos mas o time de Viveash se seguraria bem para garantir o título da FA Youth Cup.
A campanha de 2013/14 foi agora concluída para os sub-18 e as Categorias de Base possuem apenas mais um jogo restante. Os sub-21 de Dermot Drummy enfrentarão o Manchester United para decidir quem será o campeão da liga no play-off final desta categoria de idade. Mais detalhes sobre o jogo serão divulgados no decorrer da semana e você pode acompanhar tudo o que acontecer por aqui com a cobertura da Chelsea Brasil.
Chelsea Mitchell Beeney; Fankaty Dabo, Andreas Christensen, Jake Clarke-Salter (Ola Aina h/t), Jay Dasilva; Jordan Houghton, Charlie Colkett, Ruben Loftus-Cheek (c) (Izzy Brown h/t); Kasey Palmer (Isak Ssewankambo h/t), Dominic Solanke, Charly Musonda
Substitutos não-utilizados Bradley Collins, Isaac Christie-Davies
Gols Colkett (pen) 22, Houghton 24, Ssewankambo 77, Solanke 82, 90+2
Cartões Amarelos Houghton, Dabo
Fulham Marek Rodak, Ryheem Sheckleford (Joshua Smile 88), Jordan Evans, Liam Donnelly (c), Cameron Burgess, Solomon Sambou, Dean O’Halloran, Emerson Hyndman, Moussa Dembele, Patrick Roberts, George Williams
Substitutos não-utilizados Magnus Norman, Noe Baba, Aaron Redford, Joshua Walker
Golss Dembele 5, Roberts 26, Sambou 38
Cartões Amarelos Evans, Sambou
Árbitro Jonathan Moss
Público 13,125
*Fotos de gols por Mark Sandom