Foi essencial para o Chelsea, após o título da Capital One Cup, não deixar o clima da conquista atrapalhar e tirar o foco na Barclays Premier League. Após Eden Hazard ter anotado seu décimo gol na temporada e ter garantido a vitória por 1 a 0 contra o West Ham e a ponta da tabela com cinco pontos de vantagem, José Mourinho concedeu sua tradicional entrevista coletiva ao final do jogo:
“West Ham não era o melhor time pra se enfrentar após uma final. Uma final é mais do que apenas um jogo por causa da tensão, pressão e emoções. Normalmente você paga o preço e o West Ham é o melhor time que joga da forma que eles jogam, sem dúvidas. Para lidar com isso e adaptar o que fizemos defensivamente é algo realmente muito difícil de se fazer.”
“Nós tivemos chances de matar o jogo e estávamos esperando boas situações para atacar os espaços e marcar mais gols, mas nós não fizemos isso e quando você não faz isso contra o West Ham, você está em perigo constantemente. Não importa a qualidade do jogo quando as emoções e a temperatura do jogo estão muito altos. E os jogadores foram fantásticos com o comprometimento e a agressividade positiva, e o árbitro também teve um ótimo trabalho deixando o jogo seguir o caminho normal.”
Mourinho, tão acostumado em desafios decisivos, colocou a partida desta quarta-feira em uma certa categoria…
“Em qualquer corrida por título você tem diferentes partidas para jogar. Existem partidas em que você precisa de sua qualidade para ganhar, outras você precisa de sorte e em outras você tem que se adaptar ao adversário e nós tivemos que fazer isso hoje.”
“O meio de campo estava tentando manter a bola e liberando os jogadores ofensivos para matar o jogo. Mas no final, tivemos períodos em que tivemos que defender com todo mundo. É um jogo onde você facilmente pode perder dois pontos, então estou feliz.”
“Hoje não foi um jogo de qualidade, mas durante a temporada, foi a qualidade do nosso time que nos deixa líder. Hoje e novamente, não poderemos manter isso por diversas razões. Já perdemos Diego Costa por três jogos de suspensão, Fàbregas machucado, Matic também foi suspenso. Algumas vezes temos algumas perdas, mas o que nós trouxe até esse lugar foi a qualidade e nós ganhamos com qualidade porque nosso gol foi fantástico.”
Antes de encerrar a entrevista coletiva, Mourinho contou um pequeno segredo…
“Matic tem uma pequena lesão. Se ele não estivesse suspenso, não conseguiria jogar hoje. Ele teve uma pequena torção no pé comemorando o título em Wembley. Mas ele vai jogar contra o PSG, vai treinar sábado e domingo. Agora nós precisamos desses dois dias de folga porque a galera do vestiário está cansada.”