Comprado junto ao Real Madrid em 2003, as qualidades defensivas de ‘Maka’ logo ganharam destaque na Inglaterra. Além de marcar muito bem, sabia ler o jogo e sair jogando para o ataque. Sua importância foi tamanha que a posição de volante do Chelsea ganhou o nome de ‘Makelele Role’.
Com a saída de Claudio Ranieri e a chegada de José Mourinho, Makelele foi peça chave para as conquistas da Premier Leagues em 2004 e 2005. Sua presença de jogo no setor defensivo davam liberdade aos meias e atacantes, fazendo com que o Chelsea convertesse bom futebol em títulos.
Titular absoluto durante os 5 anos em que atuou em Stamford Bridge, Makele marcou apenas 2 gols e foram inesquecíveis para a torcida azul. O último deles, a pintura contra o Tottenham Hotspurs, na derrota por 2×1 em White Hart Lane, em 2006.
Ao fim da temporada 2008, com dois vices para o Manchester United (na Premier League e na Champions League), Makele deixou o clube com 217 partida e retornou ao Paris Saint Germain, onde se aposentou na temporada 2010/2011.