Segundo o ex-zagueiro e ídolo dos Blues, Frank Sinclair, Kurt Zouma tem a capacidade e potencial para substituir John Terry, quando o capitão do Chelsea deixar de defender as cores do clube. Zouma, que tem apenas 20 anos, fez uma grande partida e marcou um gol contra o Watford, no último domingo, atraindo elogios do técnico José Mourinho para sua atuação.
Sinclair, que jogou em Stamford Bridge desde as categorias de base, atuou em 219 jogos pelo clube entre 1990 e 1998, e está convencido de que Zouma está se desenvolvendo bem. Em entrevista ao West London Sport, o ídolo azul disse:
“Eu vi ele jogar e ele parece um ótimo jogador, com um futuro brilhante a sua frente. Ele pode muito bem ser a resposta para as perguntas sobre quem irá substituir John Terry quando ele deixar de vestir a camisa azul. Zouma pode ser o parceiro de Gary Cahill. Ele pode ser um parceiro natural para Gary (Cahill) por muitos anos.”
Zouma se transferiu ao Chelsea por 12,5 milhões de euros, vindo do St-Etienne, em janeiro de 2014, mas apenas se juntou ao elenco azul para o início da temporada 2014/2015. Em menos de seis meses em Stamford Bridge, o zagueiro já fez 10 aparições com a camisa azul e marcou dois gols, apesar da forte concorrência no setor defensivo dos Blues.
E Sinclair fez questão destacar que apesar de ele demonstrar ter talento, tanto na defesa quanto no ataque, Zouma ainda tem muito a aprender com seus colegas de time:
“Ele (Zouma) é completo, mostra presença tanto na defesa quanto no ataque. E sua impulsão é inacreditável. Jogadores altos tendem a não saltar muito bem, mas ele tem um salto incrível. Ele ainda é muito cru e tem muito a aprender, mas ele está melhorando seu posicionamento e sua saída de bola, e ele está num grupo com grandes defensores. E se você não aprender com jogadores de tão bom nível, então você está perdendo uma grande chance.”
Sinclair, que foi nome constante na defesa do Chelsea na década de 1990, acredita que Terry, Cahill e Branislav Ivanovic são modelos perfeitos para ajudar na evolução de Zouma e que o jogador está no ambiente certo para crescer:
“Zouma tem tudo a sua volta para evoluir, e parece que ele está realmente tirando proveito disso. E isso é um sinal de que ele é um bom jogador. Essa é a diferença entre um grande jogador da Premier League e um jogador decente de qualquer outra liga. É sobre ser capaz de assimilar as informações rapidamente, digeri-las e, em seguida, executá-las. Há uma abundância de jogadores com habilidade por aí, mas às vezes eles não tem a chance de ter conselhos e informações suficientes para evoluir. E estamos vendo que Zouma reage bem jogando em alto nível de competitividade. Ele vai ser um jogador fantástico. Vimos como Cahill evoluiu incrivelmente desde que chegou ao Chelsea, e acredito que Zouma tem tudo para crescer também.”
Zouma e seus companheiros voltam a campo neste fim de semana, frente ao Newcastle, em Stamford Bridge. A partida é válida pela Premier League, acontecerá às 13 horas de sábado, horário de Brasília, e contará com cobertura completa do Chelsea Brasil.