
Em entrevista ao site oficial do Chelsea no último final de semana, o zagueiro Kurt Zouma contou como se sentiu com os últimos jogos do Chelsea após a vitória contra Aston Villa e o empate contra Dynamo de Kiev no meio da semana.
“Eu senti que tivemos um bom desempenho e que era importante não sofrer gols”, disse refletindo sobre o resultado no meio da semana.
“A equipe fez muito bem; tivemos algumas oportunidades para marcar, nós acertamos a trave duas vezes e tivemos um pênalti.
Quando a equipe está tão concentrada no jogo, não importa se eu jogar como lateral-direito, lateral-esquerdo ou no centro da defesa, tenho que estar no nível do resto da equipe”.
O francês, que completou 21 anos hoje, jogou como lateral-direito em algumas ocasiões antes de se mudar para Londres, e ele explica como muda da sua posição habitual para jogar na parte de aberto.
“Durante meu tempo no Saint-Etienne eu só joguei nessa posição três ou quatro vezes, mas você sempre pode aprender por assistir a jogos”, diz ele.
“Não é a minha posição normal, mas eu vi meus companheiros e por isso espero ter ajudado. Defensivamente você sempre tem que fechar o espaço próximo a você e é importante ter uma boa comunicação com o seu atacante. Quando você joga no centro da defesa você é capaz de ver muito mais do campo, que também é uma grande diferença. “
Zouma fez sua estreia no Chelsea em uma Capital One Cup em jogo contra o Bolton Wanderers em setembro do ano passado, e mais de um ano depois, já jogou em quatro posições diferentes, tendo sido volante na final da competição.
Versatilidade, particularmente em um grande clube no futebol moderno, é sem dúvida uma qualidade que vale a pena possuir e o defensor comentou sobre isso.
“Estou muito orgulhoso”, diz Zouma. “Quando você tem alguns jogadores que estão lesionados, os caras que vêm tem que dar tudo para a equipe, independentemente da posição em que jogarem.
Para mim, a meta era jogar. Agora eu tenho jogado muitos jogos e não importa em que posição eu estou jogando, eu estou sempre aprendendo.”
O desempenho de Zouma em Wembley na partida decisiva da Capital One Cup contra o Tottenham foi tão impressionante, que o francês continuou a ser utilizado no setor.
“Foi uma batalha, porque eles tinham alguns grandes jogadores e havia um monte de duelos aéreos”, ele lembra.
“Lembro de ser um jogo muito difícil e ambas as equipes realmente queriam ganhar. Após a final da Capital One Cup foi difícil para nós para nós nos recuperarmos, mas fizemos muito bem (…)
Os Derbies de Londres são sempre difíceis.”