Zola fala sobre primeiro gol pelo Chelsea, contexto esportivo internacional da época e adaptação ao futebol inglês

O ex-jogador e lenda do Chelsea, Gianfranco Zola, em entrevista ao site oficial do clube, falou sobre o histórico gol de falta, contra o Everton, o primeiro vestindo a camisa o maior de Londres e concepção do futebol italiano e inglês da época.

O primeiro gol de Zola saiu de uma cobrança de falta, no seu quarto jogo pelo Chelsea, o segundo em Stamford Bridge, a partida terminou em empate, placar final de 2 a 2. O eterno dono da camisa 25 marcou 80 gols pelos Blues e é amado e lembrado pela torcida desde então.

“Eu me lembro bem do gol, eu diria que foi a minha primeira cobrança de falta, mas, houve outra contra o Newcastle, em uma partida em casa, anteriormente, que Vialli reivindicou”.

 “Falando de cobranças de faltas, foi algo que eu pratiquei muito e este foi um belo gol”.

Primeira impressão de Zola sobre a chegada no Chelsea:

“A minha primeira impressão foi boa, porque, quando eu cheguei aqui, Roberto Di Matteo e Luca Vialli ainda jogavam pelo Chelsea, então, eles me informaram a situação e falaram muito bem do clube”.

“Eu aproveitei muito, havia muito entusiasmo e uma ótima atmosfera, não apenas ao redor do estádio, mas também, com os jogadores. Foi realmente muito bom e eu acredito que foi uma das razões de ter obtido tanto sucesso. Fomos autorizados a entrar no sistema muito rápido e houve uma colaboração de todos para termos sucesso, o que foi importante”.

Contexto do futebol na época:

“Na Italia, naquela época, o futebol era forte. Todo aspecto do jogo era levado ao extremo e i eu senti que estava demais. Eu senti que estava perdendo a graça disso. No final do dia, como futebolista, independente do quão grande você é ou quanto ganha, o que importa é se divertir. O que eu estava sentindo era que naquele tempo, na Itália, o jogo estava tão grande, tão importante, e a um nível tão alto, que estava perdendo alguma coisa”.

“Quando eu cheguei aqui, eu encontrei um futebol de alto nível, mas, acima disso tudo, prazer. Eu apreciei aquilo muito e essa é uma das razoes de eu e muitos outros jogamos por tanto tempo neste clube maravilhoso clube”.

 “Foi difícil para mim, eu estava jogando no meio do campo e não podia pegar a bola, porque, isso continuava na minha cabeça. Foi muito incomum para mim, porque o jogo era rápido e muito físico, mas, o que eu lembro é que me senti bem, eu  simplesmente não poderia pegar a bola e fazer a diferença. Essa foi a minha primeira impressão do futebol inglês, mas, eu ainda estava tentando entender o jogo daqui e isso foi muito útil”.

“Tem uma ótima foto daquele dia que eu ainda tenho na minha casa. Dizia: “Bem vindo ao jogo inglês, Zola” e você pode me ver de cabeça para baixo. Minha cabeça está onde meu pé deveria estar e meu pé está onde minha cabeça deveria estar”.

1481038549222
Zola, de cabeça para baixo, em um jogo do Chelsea

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.