Um dos grandes jogadores da “La Roja”, o habilidoso Xavi, disse em entrevista que a contratação de Fábregas pelo Chelsea é “uma grande notícia” para a Espanha e para seu ex-companheiro de Barcelona, mas uma “grande perda” para o clube catalão.
Falando do campo de treinamento da Espanha no Brasil logo após Fábregas confirmar a transferência no site do Barcelona, o vice-capitão da Seleção disse: “É uma grande notícia para Cesc. Ele está feliz, ele parecia contente comigo”. Além de também desejar sorte no novo clube, Xavi concluiu: “É uma grande oportunidade de ir para uma grande equipe e que foi ideia dele. Ele pode estar mais relaxado agora que sabe seu futuro”.
Antes de ver sua seleção ser goleada na estreia do Grupo B para a Holanda por 5×1, Xavi ressaltou o estilo espanhol de jogar: “Nós queremos ser os líderes e ter o controle da bola. Os jogadores que temos aqui têm de se adaptar perfeitamente à nossa filosofia. Nós vamos morrer jogando este modelo. Espero que possamos desfrutar do mesmo sucesso”.