O Chelsea emitiu um comunicado nesta quinta-feira (17), através de seu site oficial, anunciando a saída de José Mourinho do comando do time. A derrota na última segunda para o Leicester City por 2-1 encerra a passagem do português em Stamford Bridge.
O Chelsea agradeceu Mourinho por tudo o que ele fez ao clube londrino em pronunciamento oficial.
“Chelsea FC e Mourinho decidiram se separar hoje por consentimento mútuo. Todos no Chelsea agradecem Mourinho por tudo que ele fez desde que voltou ao clube em 2013. Suas três conquistas de Premier League, uma FA Cup, uma Community Shield e três Copas da Liga o fazem o maior treinador da história do Chelsea em 110 anos de vida.”
“Mas tanto José quanto a diretoria concordam que os resultados não vem sendo bons nesta temporada e acreditam que os interesses de ambos estão separados em diferentes caminhos.”
“O clube deseja deixar claro que José sai sem ressentimentos e que é uma figura muito amada e respeitada no Chelsea. Ele sempre será bem-vindo de volta a Stamford Bridge.”
“Não haverá outro pronunciamento até que um novo técnico seja contratado pelo clube.”
O técnico português de 52 anos estava em sua segunda passagem pelo clube londrino. Neste período levantou um caneco da Premier League e um da Copa da Liga Inglesa. No entanto, nesta temporada esteve aquém das expectativas. O Chelsea ocupa apenas a 16ª colocação no Campeonato Inglês, estando muito próximo da zona do rebaixamento.
Nem mesmo a boa campanha na UEFA Champions League fora suficiente para manter Mourinho no cargo. Na competição europeia, o Chelsea terminou a fase de grupos em 1º lugar e enfrentará o Paris Saint-Germain nas oitavas-de-final.
Recentemente, no dia 7 de agosto deste ano, ele havia assinado uma renovação contratual na qual garantiu seus serviços aos Blues até 2019.
Pep Guardiola, Guus Hiddink, Brendan Rodgers e Juande Ramos são possíveis substitutos do Special One.