Na História: Duff ganhou quatro títulos em três anos defendendo o Chelsea.

Um dos símbolos do início da “Era Abramovich”, Damien Duff se aposenta do futebol aos 36 anos

Duff ganhou quatro títulos em três anos defendendo o Chelsea (Foto: Getty Archives)
Duff ganhou quatro títulos em três anos defendendo o Chelsea (Foto: Getty Archives)

O winger irlandês Damien Duff foi uma das primeiras grandes contratações da chamada “Era Abramovich” e um dos principais jogadores da primeira passagem de José Mourinho pelo Chelsea, atuando pelos lados do campo e formando dupla infernal com Arjen Robben.

Duff iniciou sua carreira no Blackburn Rovers, onde jogou de 1996 a 2003, ano em que, aos 24 anos, se transferiu para o Chelsea pela quantia de 17 milhões de libras, após sucessivas boas temporadas com o time do noroeste da Inglaterra. Duff vestiu azul até 2006, quando foi vendido por cerca de 10 milhões de libras ao Newcastle.

Em três temporadas vestindo azul, Duff disputou 125 partidas e marcou 19 gols, deixando Londres com quatro troféus conquistados: duas Premier Leagues, uma Copa da Liga e uma Community Shield. Durante sua passagem pelo Chelsea, o ala foi titular absoluto e um dos principais jogadores da conquista dos títulos ingleses seguidos.

Agora, aos 36 anos, o winger resolveu pendurar definitivamente as chuteiras, após ter voltado a sua terra natal, a Irlanda, em junho para jogar pela primeira vez por um time local, e mais do que isso, ao invés de escolher defender um dos grandes do país, Duff resolveu jogar pelo time de sua cidade natal, para o qual torcia na infância. Duff se juntou ao Shamrock Rovers, que atualmente está na terceira posição do campeonato local, em um contrato de 18 meses. Contudo, após sofrer com lesões, resolveu pendurar as chuteiras definitivamente.

O jogador, entretanto, afirmou que continuará atuando nos bastidores do clube. O curioso sobre a passagem de Duff pelo Shamrock Rovers foi o belo gesto de caridade de doar todo o seu salário para instituições locais de caridade. Apesar de Duff não ter anunciado as instituições, especula-se que será o Heart Children Ireland, hospital infantil focado em doenças e problemas cardíacos, já que o atleta tem um apreço especial pela questão, uma vez que seu filho Woody passou por cirurgia cardíaca em 2012, após passar seis meses internado em Londres.

Pela Seleção da Irlanda, Duff disputou incríveis 100 partidas e marcou oito gols, tendo disputado a Copa do Mundo de 2002 e a Eurocopa de 2012, quando foi capitão de seu selecionado.

A equipe do Chelsea Brasil agradece a Duff todos serviços prestados e grande futebol e empenho que demonstrou vestindo azul ao longo de seus três anos em Stamford Bridge. A passagem foi curta, mas o “irlandês voador”, ou “demônio branco”, como era conhecido, será sempre lembrado com carinho pela torcida do maior de Londres!

Veja abaixo todos os gols de Damien Duff com a camisa do Chelsea:

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Márcio Canedo