O time sub-21 dos Blues começa a temporada na próxima sexta-feira, dia 9 de Agosto. A partida contra os rivais do norte de Londres será a primeira de 25 do time. Os jogos do sub-19 serão no EBB Stadium no centro de recreação esta temporada.
Devido ao crescimento no número de competições e partidas, o clube vai jogar em uma categoria abaixo. Um contrato de dois anos foi alcançado com o clube, situado em uma área de predomínio dos torcedores do Chelsea, entre Hampshire e Surrey. A relação com Brentford e Staines Town para que os jogos do sub-18, do sub-21 e do time feminino aconteçam nesse espaço permanecerá, como já acontecia no passado. Isso significa que os torcedores também estarão aptos para ver os outros times do Chelsea.
Os fãs que fizeram a curta viagem para Griffin Park, estádio que fica localizado a oeste de Londres, em Brentford e Wheatsheaf Park Staines Town, nas temporadas mais recentes, testemunharam algumas exibições memoráveis pelos times dos Blues – na FA Youth Cup, o Sub-21 da Premier League, a série NextGen e das Mulheres, a Super League. O novo acordo com Aldershot Town permitirá que os blues possam prestigiar os times em ação.
Na pré-temporada, o apetite para ver os jovens do Chelsea tem ficado cada vez mais evidente, principalmente nos amistosos em lugares distantes. Em Sutton United, estádio que se encontra bastante ao sul da capital inglesa, mais de 2.500 pessoas apareceram para assistir vitória do time sub-21 por 4-0, contra o time da Conferência Sul.
O EBB STADIUM NO CENTRO DE RECREAÇÃO, em ALDERSHOT TOWN
O novo acordo vai nos permitir ver o Chelsea voltar a Aldershot, onde realizamos jogos com os reservas recentemente, em 2006/07, antes de se mudar para Griffin Park. O time sub-19 do Chelsea também teve um de seus jogos mais importantes do NextGen no “Rec” – como o terreno é conhecido pelos fãs – na temporada passada, quando o time holandês Ajax trouxe seus jovens até a Inglaterra, para enfrentar os Blues.
“Nós jogamos lá na temporada passada e os vestiários eram de considerável tamanho, os holofotes foram bons, o campo estava em boas condições, e também temos uma multidão que apoia muito por lá, o que deu uma sensação muito emocionante”, explicou Drummy, o técnico da equipe sub-21. “É um campo compacto, onde todo mundo fica perto da baliza, Aldershot é um excelente local para nós”, completou ele.
Langley, que marcou 25 gols para o Aldershot em duas passagens pelo clube entre 1985 e 1988, tem boas lembranças de seu tempo lá e tem como certo que isso irá beneficiar os jovens jogadores do Chelsea a competir em um campo profissional, na frente de um bom público.
“É um bom estádio”, disse o ex-atacante, que foi um adolescente talentoso no Chelsea. “É uma terra que sempre teve suas próprias peculiaridades, e quando eu olhei para ele recentemente, parecia que eles tinham um bom campo lá. Os jogadores irão desfrutar da atmosfera diferente e ter um pouco de zumbido de jogar em um terreno fechado também”, comentou Langley.
O ex-jogador ainda comentou a possibilidade que os torcedores terão para aproveitar e conferir de perto os futuros talentos que o clube tem para oferecer. “Além disso, dá várias oportunidade às pessoas de verem os jogadores jovens – se você olhar para as cidades vizinhas, em lugares tão distantes como Basingstoke, Farnham, Guildford e Bracknell, é uma enorme área com fãs dos Blues e dá aos fãs a chance de ver os meninos jogadorem mais de perto. Eles podem ver quem está surgindo na Academia do clube – há também, obviamente, uma grande cobertura da Chelsea TV, mas eles também podem chegar mais perto, indo para um espaço adequado e vê-los em primeira mão”.
GRIFFIN PARK, BRENTFORD
Além desses 25 jogos em Aldershot, o time Sub-21 vai continuar a desempenhar partidas no Griffin Park, em Brentford, tendo desfrutado alguns jogos emocionantes lá, na temporada passada – nada menos do que as quartas-de-final da Série NextGen, quando havia uma atmosfera maravilhosa para a visita da Juventus. A vitória por 4-1 dos Blues, naquela noite, foi sem dúvida o ponto alto da equipe para chegar ao final da competição, e que o clube vai competir por mais uma vez em 2013/14, embora com um time Sub-20 nesta ocasião, devido a uma alteração nas regras.
Isso é porque o time Sub-19 do Chelsea – treinado por Viveash – também irá competir na edição inaugural da UEFA Youth League, ou seja, aqueles torcedores que perderam a emoção na última competição europeia da última temporada vão ter a oportunidade de descobrir os novos talentos entre os jovens em Aldershot e Brentford desta vez.
Naturalmente, os fãs que acompanharam o time principal dos Blues na temporada passada durante as quartas-de-final em Brentford, pela FA Cup, já sabem a atmosfera de tudo que acontece por lá, principalmente durante grandes jogos do Chelsea.
WHEATSHEAF PARK, STAINES TOWN
Pelos últimos dois anos, Staines Town tem sido o lar do Chelsea Ladies, o time feminino dos Blues, que tem três jogos em casa restantes na Super Liga Feminina nesta temporada, e já contou com o apoio local dos torcedores em Wheatsheaf Park.
“Faz uma diferença muito grande para as jogadoras quando o número de torcedores é elevado”, disse Robert Udberg, Diretor de Desenvolvimento do Chelsea Ladies. “Uma das coisas agradáveis sobre jogar em um estádio apertado é que, quando você começa, com 500 pessoas já dentro do estádio, ele começa a parecer completo, e a multidão fica muito perto do campo. A atmosfera é sempre boa e nós tendemos a atrair um grande número de fãs mais jovens – pretendemos ter um monte de meninas, que são aspirantes a futebolistas, para vir junto com sua família e amigos, o que nos dá um público um pouco diferente para as nossas multidões, e o que é realmente muito bom”, completou ele.
“Nós também sentimos uma certa adrenalina quando os torcedores começam a cantar “The Liquidator”, enquanto as jogadoras estão entrando em campo. Isso nos enche de motivação para as partidas”, disse ele.
O gramado também provou ser um ótimo local para o nosso time de juniores, que jogam seus jogos em casa nas primeiras rodadas da FA Youth Cup lá, e o gerente Viveash acredita que, certamente, os jovens blues tiraram muita experiência e farão bom proveito dos treinamentos e jogos que realizarão ali.
“Há uma sensação diferente quando você vai para um estádio que tem refletores para as primeiras rodadas da FA Youth Cup”, contou ele. “Esses jogos noturnos em Staines são muito importantes para o desenvolvimento dos nossos jovens jogadores da equipe, e se eu me recordo do jogo contra o West Ham na Youth Cup pela quinta rodada há uns cinco anos, quando vencemos nos pênaltis depois de um 3 a 3, havia uma grande atmosfera em Staines, naquela noite, e é isso que nós procuramos nestes jogos, confessou Viveash.
“É importante para a mentalidade dos jogadores, isto é, para entenderem que eles vão jogar seus jogos do campeonato em Cobham e seus jogos da Youth Cup sob holofotes, onde eles vão se sentir diferentes. Da mesma forma, que se sentirão diferentes quando pisarem em Aldershot, ou Brentford, o time sub-21 do Chelsea.”
O time Sub-21 também estará em ação no norte de Londres, na próxima terça, 6 de agosto, para completar seus preparativos de pré-temporada antes do derby de sexta-feira contra o Tottenham.