
John Terry viajou à China nesta semana para cerimônia em que foi nomeado embaixador da cultura do futebol em uma das principais cidades do país oriental. O capitão do Chelsea chegou a Guangzhou no domingo (21) e recebeu uma calorosa recepção de torcedores e simpatizantes antes de fazer sua primeira aparição pública, nesta segunda-feira (22), quando foi presenteado com um prêmio pelo governante da cidade e exibiu algumas de suas habilidades no palco, juntamente com um dos jovens talentosos do time local, o Guangzhou Evergrande.
No final do dia, o zagueiro de 34 anos visitou a cidade antes de conhecer mais fãs em um evento com torcedores. Terry então falou para os fãs de futebol da cidade, que tem atualmente um dos principais times chineses, que atualmente está sob comando do ex-treinador dos Blues, Luiz Felipe Scolari. O Guangzhou Evergrande também conta com os brasileiros Ricardo Goulart, Bola de Ouro do último Campeonato Brasileiro, Renê Junior, Alan e Elkeson.
Terry demonstrou sua felicidade pela honra recebida:
“Estou muito feliz por estar aqui na China e por encontrar novos fãs. Eu vim para Guangzhou com o Chelsea em 2008 e por isso estava bem ciente da paixão que os fãs daqui têm pelo jogo. Me sinto realmente privilegiado por ser capaz de passar mais tempo aqui agora.
Eu fui convidado para ser embaixador da cultura do futebol, para incentivar as crianças e jovens a praticar o esporte, e assim que eu recebi o convite eu vim. Estou muito honrado de receber este prêmio pela Associação de Futebol de Guangzhou, e estou ansioso para a construção do fã clube para mim e para o Chelsea aqui”.
Terry também falou sobre a grande temporada que fez com a camisa azul em 2014/2015 e ressaltou a dificuldade que os Blues enfrentarão nas próximas campanhas para manter o grande futebol apresentado e defender os títulos conquistados na última temporada:
“Individualmente foi provavelmente uma das minhas melhores campanhas, o que na minha idade é incrível, se você pensar que eu já deveria estar em descendente na minha forma e técnica.
O mais importante para a equipe é que jogamos muito bem e terminamos no topo da liga, liderando do início ao fim, o que é uma coisa excepcional de se fazer. E quando você olha para a qualidade dos nossos adversários, você percebe o tamanho do nosso feito. Mas não podemos nos acomodar com esses títulos, comemoramos por alguns dias, e agora que isso já passou temos que nos concentrar em nos preparar para a próxima temporada, para melhorarmos ainda mais”.
A Chelsea Fundation faz, há alguns anos, um trabalho ativo em Guanghzou, promovendo o futebol e a educação através do esporte, em parceria com o Guanghzou R & F Football Club, um dos dois maiores times da cidade. O clube londrino construiu um centro de treinamento e promove o esporte para mais de 200 crianças entre nove e doze anos. As crianças que fazem parte do projeto tiveram a chance de conhecer John Terry nesta segunda-feira.