Um time que possuía oito jogadores sub-15 perdeu em Cobham, com o Tottenham confirmando a sua vitória na Liga Sub-18. George Brady colocou o Chelsea na frente duas vezes, mas os jovens Spurs deram o troco nas duas ocasiões, tendo o primeiro tempo terminado 3-2 para os visitantes, antes de os seus jogadores mais velhos se provarem decisivos na segunda etapa.
Dentre os jovens blues, apenas um Sub-18 foi escalado: Brady, que começou na defesa. Três sub-16, Ruben Sammut, Mukhtar Ali e Kyle Scott compuseram o trio de meio campo, enquanto Isaac Christie-Davies e Faiq Bolkiah foram os outros representantes da mesma idade.
O resto do time foi composto por sub-15s, com Jared Thompson no gol, Trevoh Chalobah, Joshua Grant e Richard Nartey compondo a linha de quatro zagueiros, Ike Ugbo liderando a linha da frente e Jacob Maddox no flanco direito.
Primeiro tempo
O Chelsea começou bem, com Ugbo e Christie-Davies chegando com perigo à área adversária nos primeiros minutos. Joshua Onomah atacou pelo Tottenham, antes dos jovens blues abrirem o placar após 12 minutos. O capitão Brady achou o cruzamento de Scott da direita na segunda trave e completou de cabeça, marcando o seu primeiro gol na campanha.
Os líderes responderam e nivelaram o jogo na metade da primeira etapa com Sheyon Harrison finalizando com confiança, após corrida de Onomah pela esquerda.
O Chelsea teve que se defender por alguns períodos, mas continuaram ameaçando, chegando a retomar a liderança aos 36 minutos. Christie-Davies cobrou escanteio pela direita, e Brady, novamente, cabeceou na primeira trave, passando por Harry Voss no gol dos visitantes.
Essa liderança, no entanto, durou apenas dois minutos: os Spurs reagiram com eficácia novamente. Uma boa movimentação envolvendo Onomah e Nathan Oduwa deu origem ao gol de Lloyd Ross, que finalizou de curta distância, por cima de Thompson.
Logo antes do intervalo, o Tottenham assumiu a liderança da partida pela primeira vez. Connor Ogilvie deu uma de garçom e Harrison, seguindo o exemplo do rival Brady, fez o seu segundo gol na partida.
Segundo tempo
O Chelsea começou o segundo tempo com uma chance de empate após bela jogada de Ali e Christie-Davies, que deu oportunidade a Ubgo, que embora tenha deslocado o goleiro Voss, chutou fraco, permitindo ao substituto Kyle Walker-Peters tirar a bola na linha.
Os Spurs responderam com o sexto gol da partida. Ross avançou muito bem pelo lado esquerdo e Harrison completou o seu hat-trick com outra bela finalização. A força dos visitantes comparada aos oponentes dois ou três anos mais novos foi significante: Thompson ainda defendeu dois chutes de Cy Goddard, antes de Harrison fazer o seu quarto gol, finalizando alto e com força.
Onomah, então marcou dois gols em sequência, consolidando a tragédia dos Blues. Outro sub-15, Harvey St Clair, entrou no fim da partida, fazendo a sua estreia pelo time juvenil, enquanto Maddox exigiu uma bela defesa de Voss. Os jovens blues continuaram pressionando e Christie-Davies chutou por cima do travessão, mas já era tarde demais para uma reviravolta.
A próxima partida da Academy é a semifinal do playoff, contra o Manchester City nessa quinta-feira, 1º de maio. A partida será as 19:15 (horário de Londres) no Etihad Stadium e o jogo será transmitido ao vivo pela Sky Sports.
Chelsea: Jared Thompson; Joshua Grant, George Brady (c), Trevoh Chalobah, Richard Nartey (Mason Mount 76); Ruben Sammut, Kyle Scott (Harvey St Clair 83,) Mukhtar Ali (Faiq Bolkiah 65); Jacob Maddox, Ike Ugbo, Isaac Christie-Davies.
Substitutos não utilizados: Nathan Baxter
Gols: Brady 12, 36
Tottenham: Harry Voss, Channing Campbell-Young, Connor Ogilvie, Filip Lesniak (Harry Winks), Christian Maghoma (Kyle Walker-Peters h/t), Anton Walkes, Nathan Oduwa (Daniel Akindayini, Joshua Onomah, Shayon Harrison, Cy Goddard, Lloyd Ross
Substitutos não utilizados: Liam Priestley
Gols: Harrison 23, 43, 50, 66; Ross 38; Onomah 71, 73