A temporada europeia teve início nesse final de semana em alguns países como Itália e Espanha, e o jovens Blues emprestados pelo continente entraram em campo.
O defensor Kenneth Omeruo passou a temporada passada emprestado ao Middlesbrough e agora trocou a Championship pela liga turca, junto ao Kasımpaşa. O nigeriano foi titular no miolo de zaga e atuou bem, assegurando o placar de 1 a 0 sobre o líder İstanbul BB.
Mohamed Salah não renovou seu empréstimo junto à Fiorentina e acabou assinando com a Roma. O egípcio fez sua estreia pelos Giallorossi na abertura da nova temporada do campeonato italiano com um empate em 1 a 1 contra o Verona, fora de casa. Ainda na Itália, Wallace também fez sua estreia com a camisa do Carpi, time que disputa a Seria A pela primeira vez. O lateral brasileiro jogou apenas os 10 minutos finais e nada pôde fazer para evitar a derrota por 5 a 2 contra a Sampdoria.
Na Inglaterra, o holandês Marco van Ginkel foi titular no empate do Stoke City com o Norwich, em 1 a 1. Ao final do jogo, foi substituído por Charlie Adam. Na Championship, o Middlesbrough perdeu em casa pelo placar mínimo para o Bristol City. O time contou com o tcheco Tomáš Kalas na zaga.
Descendo para a League One, Jordan Houghton deu sequência ao seu ótimo início no Gillingham e teve uma ótima atuação na vitória sobre o Wigan por 2 a 0, que manteve a equipe na liderança da competição. O Peterborough, que contou com Alex Davey, perdeu por 2 a 1 para o Burton Albion, que é treinado pelo ex-atacante do Chelsea, Jimmy Floyd Hasselbaink.
O Vitesse Arnhem, destino de vários jogadores emprestados pelo Chelsea nos últimos anos, sofreu sua primeira derrota no campeonato holandês – 2 a 0 para o Feyenoord. Izzy Brown e Lewis Baker foram titulares, sendo que o primeiro criou as melhores chances no primeiro tempo. Brown acabou substituído pelo também emprestado Nathan, na segunda etapa. Dominic Solanke, outro promissor atacante dos Blues, fez sua estreia quando o placar já estava definido.
Ainda na holanda, o NEC Nijmegen, que contou com Todd Kane na lateral direita, perdeu pelo placar mínimo para o Ajax, que agora divide a liderança com o Feyenoord.
Já na Bélgica, outro estreante na elite do futebol local acabou derrotado – o Sint-Truiden perdeu por 1 a 0 para o Genk. O jovem camaronês Bekanty Victorien Angban jogou os 90 minutos no meio de campo, enquanto Cristián Cuevas e Joao Rodríguez entraram no segundo tempo.
Por fim, na Bósnia, o goleiro Matej Delač teve boa atuação e ajudou o FK Sarajevo a permanecer empatado com o Čelik Zenica em 1 a 1.