O lateral-esquerdo Ryan Bertrand acredita que o Chelsea cometeu um erro ao liberar sua saída, mas prefere provar seu valor junto ao seu atual clube – o Southampton – e na Seleção Inglesa, ao invés de apontar erros do seu ex-time.
Muitos ficaram surpresos no ano passado quando o prata da casa de 25 anos deixou a equipe de José Mourinho para jogar em St. Mary, ainda mais após o desmanche que a equipe sofreu após o término da temporada 2013/14.
No entanto, a ida de Bertrand ao time do litoral sul da Inglaterra tem se mostrado até agora muito satisfatória para o jogador, fornecendo a ele tudo o que ele esperava: estabilidade tanto dentro quanto fora de campo, além de jogar com regularidade em uma equipe em constante melhora.
O jogador chegou inicialmente por empréstimo, mas em fevereiro deste ano os Saints desembolsaram cerca de £10 milhões para ter o lateral em definitivo, encerrando o vínculo de Bertrand com o Chelsea que já durava dez anos.
Bertrand comentou sobre sua mudança e a vida junto ao Southampton:
“Para mim, não foi um caso de ‘minha carreira não deu certo, não estou jogando pelo Chelsea’.
Eu pessoalmente sei que deveria ainda estar lá e deveria ainda estar jogando, mas não é nenhum drama. Isso é futebol e essas coisas acontecem.
Estou incrivelmente feliz no Southampton, jogando semana sim, semana não, me desenvolvendo como jogador de futebol e realmente aproveitando a vida.
Eu sei dentro de mim mesmo – essa é a minha confiança interior – que eu tenho capacidade. Não tem nada a ver com minhas capacidades que eu não estou lá, é puramente circunstancial.”
Bertrand realmente tem mostrado seu potencial jogando com a camisa dos Saints, tendo sido chamado novamente para defender a Seleção Inglesa e garantindo um lugar no Time do Ano da PFA (Professional Footballers’ Association) – o único jogador que não é do Chelsea entre os quatro defensores. Ele completou:
“Isso na verdade não estava em mente, sair e provar que as pessoas estavam erradas.
Não tenho ressentimentos, nenhum “diabinho” no meu ombro falando ‘olha, eu sou melhor que ele’ – foi somente sobre mim. Essa foi a decisão.
Como jogador de futebol, você não pode se empolgar demais ou se apegar demais.
Eu jogaria lá e estaria feliz, mas agora jogo no Southampton e eu realmente sinto que faço parte dele. Eu realmente me sinto como um jogador de futebol.
Quando o time consegue uma vitória e você está jogando com consistência, você sente-se bem com isso. Você pega uma folga no dia seguinte e você sente que merecia um dia de folga.”
Bertrand também comentou sobre a conquista da Champions League com o Chelsea em 2012. Treinado pelo italiano Roberto di Matteo, o jogador fez sua estreia na competição justamente na final, contra o Bayern de Munique.
Ele foi escalado como ala na esquerda e teve uma grande atuação, chamando a atenção no jogo mais esperado da temporada, em que os Blues foram campeões dentro da casa do adversário, a Allianz Arena.
“Toda a conquista no ano da Champions League é algo que me surpreende cada dia mais.
No momento aquilo passou muito rápido, mas quando você está ciente de que é a maior competição entre clubes, quanto mais você fica longe mais você a respeita, quando você começa a perceber os grandes times que a venceram.”
Surpreendentemente, Bertrand nunca assistiu novamente aquela final da Champions League, sugerindo que o jogador almeja ainda mais.
O trabalho duro gerou lucros nessa temporada, já que a boa fase vivida no Southampton rendeu a ele sua primeira convocação em dois anos e meio.
Junto à seleção principal, Bertrand foi titular no amistoso contra a Irlanda, no domingo (07). O clássico britânico, marcado pela grande rivalidade entre os países, ocorreu no Aviva Stadium, sendo o primeiro jogo entre as duas seleções dentro da Irlanda em 20 anos. A partida terminou empatada em 0 a 0.
Agora, o time se prepara para enfrentar a Eslovênia no próximo domingo (14) pelas Eliminatórias da Euro 2016, e Bertrand finalizou com otimismo:
“Nós queremos manter nossa boa fase. Na campanha classificatória, nós estamos com um aproveitamento de 100% e queremos continuar assim.”